Empresária alagoana está entre as finalistas do prêmio Shopee “Mulher do Ano”

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A empresária alagoana Camilla Domingos, dona de uma empresa de embalagens personalizadas, está entre as finalistas do prêmio da Shopee “Mulher do Ano”, uma parceria com a Rede Mulher Empreendedora. O objetivo da iniciativa é reconhecer 15 empresárias do marketplace em três categorias que analisam a transformação digital, o impacto social e a performance. Ela é cliente do Programa Sebrae Delas, que atua no fomento ao empreendedorismo femino em Alagoas.

A LC Saquinhos, especializada em embalagens, foi criada em 2010, só com a venda de saquinhos em organza. O negócio não era a atividade principal de Camilla, mas com  a chegada da maternidade, ela e o marido resolveram se dedicar exclusivamente ao empreendimento. Com o tempo, a linha de produção passou a contar com novos tecidos, personalização de estampas e tamanhos variados. O casal começou a vender apenas para o consumidor de Alagoas, mas hoje comercializam 35 mil unidades para todo o Brasil, faturam cerca de R$ 60 mil por mês. A produção da empresa conta com mais 14 colaboradores.

Érica Pereira, analista do Sebrae Alagoas e gestora do programa Sebrae Delas, destacou que iniciativas como essas valorizam e fomentam o empreendedorismo feminino em todo o país. “Alagoas tem se destacado nos últimos concursos de empreendedorismo, em especial com as mulheres, pelo protagonismo na gestão e pelas ideias inovadoras”, afirmou.

Camilla Domingos vende na Shopee desde quando a plataforma de comércio eletrônico iniciou suas atividade no Brasil. “Coloquei um anúncio para testar, deu certo, e fomos colocando outros. Então, ao entrar para ver os pedidos do dia, vi o banner sobre o prêmio Mulher do Ano e fiz a inscrição, isso foi em junho deste ano”, afirmou a empreendedora. Em julho, ela venceu o prêmio “TikTok Empreende”, ao lado de Clarissa Barbosa, proprietária da Clarissa B. Joias Artesanais. O concurso contemplou empresários que estavam expandindo o seu negócio com a divulgação pelo aplicativo.

Empreendedorismo feminino

Entre 2021 e 2022, houve um aumento de 30% no número de mulheres que empregam funcionários, o que representa um acréscimo de aproximadamente 300 mil novas donas de negócios empregadoras. O dado foi levantado pela pesquisa Empreendedorismo Feminino 2022, realizada pelo Sebrae, em parceria com o IBGE.

“O marketplace é uma ferramenta efetiva para apoiar o empreendedorismo feminino e contribuir para que mais mulheres possam ser donas de suas lojas, ter a sua independência financeira e, com isso, cada vez mais destaque e relevância nos negócios”, comentou Leila Carcagnoli, líder de categoria na Shopee. “Essa iniciativa, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, é uma forma de reconhecer isso e inspirar muitas outras a iniciarem suas jornadas”, completou.

“Atualmente, o ambiente digital é uma das principais maneiras pelas quais as empreendedoras divulgam seus produtos e serviços, independentemente do tamanho de seus negócios”, reforça Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora. “Ter acesso a espaços e plataformas como a Shopee faz uma enorme diferença para essas mulheres, pois permite que elas vendam seus produtos e gerem renda. Um reconhecimento como esse, em um dos maiores marketplaces do Brasil, demonstra a sinergia e o comprometimento que tanto a RME quanto e a Shopee têm em apoiar e valorizar as empreendedoras brasileiras”.

Uma pesquisa recente da Shopee mostrou que mais de 50% dos lojistas que realizaram vendas nos últimos 12 meses são mulheres. A plataforma também apontou um crescimento anual médio de 45% no número de novas vendedoras. O perfil das lojistas mostra que mais de 65% têm entre 25 e 44 anos, indicando uma tendência de maior maturidade entre as mulheres que abrem seus negócios. Além disso, os dados destacam a descentralização do empreendedorismo no Brasil através da Shopee.

As categorias com maior número de vendedoras cadastradas são Casa e Decoração, Beleza, Roupas Femininas, Brinquedos e Roupas Infantis. A Shopee possui mais de 3 milhões de lojistas brasileiros registrados, e 90% dos pedidos são de vendedores locais. Para fomentar ainda mais o crescimento dos empreendedores, a plataforma oferece diversos benefícios que permitem a prática de preços competitivos.

“A0 digitalização é uma ferramenta importante para que as mulheres sejam donas de seus próprios negócios. Com uma loja na Shopee, as mulheres empreendedoras têm a liberdade de fazer a gestão diretamente de casa, permitindo um equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, pontuou Leila Carcagnoli.

A final da premiação acontece no próximo dia 21 de novembro. As três melhores colocadas em cada categoria receberão prêmios em dinheiro e em créditos de Shopee Ads, para impulsionar a presença de suas marcas na plataforma. O primeiro lugar receberá R$ 7 mil, o segundo R$ 4,5 mil, e o terceiro R$ 3,5 mil. As lojas que ficarem em quarto e quinto lugares ganharão R$ 2 mil em créditos de Ads na Shopee.

*Com informações do site Consumidor Moderno.

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