Empreendedores do turismo têm acesso a novas formas para captar recursos

Tempo de leitura: 4 min

Para fortalecer o empreendedorismo no setor de turismo, o Sebrae Alagoas promoveu a oficina “Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para o Turismo”, ministrada pelo facilitador Vinnicius Ventura. Realizada entre julho e início de agosto, a iniciativa contou com seis turmas em diferentes regiões do estado, encerrando no sábado, dia 3 de agosto.

Renata França, analista do Sebrae, destaca a parceria com as instâncias de governança regionais de turismo. Estas instituições funcionam como Redes Turísticas, integrando diversos setores e elementos sociais que impactam a atividade turística, tais como redes empreendedoras, redes criativas e redes ambientais. No total são seis instâncias: Quilombo, Costas do Corais, Caminho das Águas, Agreste, Caatinga e Cânions do São Francisco.

“A captação de recursos financeiros é crucial e tem sido uma deficiência observada ao longo dos anos. Nosso objetivo é fornecer um impulso significativo para ajudar essas instâncias a melhorar suas estratégias de captação, promovendo, assim, o desenvolvimento das regiões turísticas”, afirma Amanda Pinto, analista do Sebrae.

O principal objetivo da oficina foi capacitar os empreendedores a definir metas claras e eficazes para seus projetos. Durante o curso, os participantes aprenderam a compreender a estrutura e a finalidade de um projeto, estabelecendo objetivos gerais e específicos. Além disso, foram abordadas técnicas para justificar a necessidade dos projetos e aplicá-los de forma eficiente, compreendendo as etapas do ciclo de vida de um projeto, desde o início até o fim.

Os empreendedores também foram orientados sobre como estabelecer indicadores de desempenho (KPIs) para monitorar o progresso, criar e gerenciar cronogramas físicos e financeiros, identificar e mitigar riscos, realizar avaliações contínuas, garantir a transparência e a responsabilidade no uso dos recursos, descobrir formas eficazes de captar investimentos e desenvolver estratégias de longo prazo para a sustentabilidade financeira.

Vinnicius Ventura, especialista em gerenciamento de projetos e captação de recursos, foi o facilitador da oficina. Com mais de 14 anos de experiência, Ventura destacou que a captação de recursos é a prática de desenvolver e gerar a própria receita para impactar mais pessoas e impactar mais o território onde se atua.

“Quando você capta recursos, diversifica a receita, melhora a situação financeira daquela organização, daquela empresa, também consegue ampliar outras possibilidades. Então, você pode captar recursos não reembolsáveis, que são editais de financiamento disponíveis e reembolsáveis, que na verdade são os possíveis empréstimos para alavancagem dos negócios. Tanto organizações como prefeituras, elas têm esse papel de desenvolver a captação.”, explicou Vinnius.

Durante a oficina, Ventura compartilhou algumas dicas valiosas para a captação de recursos. Ele enfatizou a importância de identificar demandas e dimensionar necessidades, mapear oportunidades, contatar financiadores, submeter propostas adequadas, gerenciar processos e projetos de forma eficaz, comprovar resultados por meio da prestação de contas e avaliar continuamente o processo para realizar correções e melhorias.

A oficina proporcionou aos empreendedores do turismo as ferramentas e conhecimentos necessários para aprimorar a captação de recursos, fomentando o desenvolvimento sustentável e inovador no setor turístico de Alagoas.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter