Empreendedores comemoram sucesso da 3ª edição do “Seu Negócio, Um Espetáculo”

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O corredor Vera Arruda ficou pequeno diante da estrutura montada e do público recebido no evento organizado pelo Sebrae Alagoas, no último final de semana. O “Seu Negócio, Um Espetáculo” promoveu não apenas a exposição dos empreendedores, mas o entretenimento para famílias, a opção de lazer para turistas e o encontro de pessoas que querem ampliar seus negócios.

Para a enfermeira Caroline Tenório, mãe da pequena Maria de dois anos, que mora próximo ao local, o evento foi uma oportunidade de ver o espaço público preenchido com uma programação de qualidade. “Quem mora por aqui com criança, o evento é um sucesso. Tem entretenimento de qualidade que é importante culturalmente e, além disso, divulga o trabalho dos empreendedores, é maravilhoso”, afirmou a enfermeira.

Com espetáculos de circo, números musicais, oficinas, desfiles e as barracas dos expositores, o público compareceu em peso nos três dias de evento, já considerado o maior das últimas edições, já que reuniu mais de 1.500 pessoas por dia. A jornalista Karine Gomes esteve pela primeira vez no evento e destacou a importância de conhecer mais a arte do Estado através dos empreendedores.  “É muito gratificante ver que o Sebrae está promovendo esse evento para toda a sociedade. Aqui tem um pouquinho de cada pessoa que vive e trabalha aqui no estado de Alagoas”, afirmou.

“Essa sem dúvida é a melhor edição, a gente conseguiu ampliar o número de expositores em relação ao ano passado. Tínhamos 60 empreendedores e esse ano a gente tá com 114, envolvendo aqueles que foram selecionados no edital. Além disso, também foi ampliado o número de oficinas acontecendo ao mesmo tempo, com cinco por dia. As atrações musicais também foram selecionadas entre os clientes do Sebrae que a gente trouxe o circo”, explicou a analista Cintia Silver.

O sucesso de público e a excelência na organização surpreenderam Suelene Feitosa, que faz salgados para festas e, apesar de já ter uma longa relação com o Sebrae, este foi o primeiro ano que participou do evento. No primeiro dia em apenas uma hora, ela já havia vendido todo seu estoque e no segundo dia triplicou a mercadoria, mesmo assim ainda não foi suficiente.

“Me surpreendeu, porque eu não imaginei que a repercussão desse evento era tão grande. No primeiro dia levei uma quantidade de produtos que eu achei que poderia até sobrar, devido a experiência que eu já tinha tido em outras feiras, mas eu vendi tudo. No segundo dia eu tripliquei a mercadoria e ainda precisei pegar mais em casa e também vendi tudo. No terceiro dia trabalhei de madrugada para garantir a produção e zerei meus produtos no freezer”, afirmou.

Vindo de Teotônio Vilela, o artesão André Felipe trouxe suas peças em cerâmica, máscaras de animais e estilo naïf e destacou qie, além das vendas, a divulgação do seu trabalho foi o ponto alto da feira. “Primeira vez que participo e tenho tido muita visibilidade, várias pessoas me seguiram nas redes sociais e já entraram em contato comigo por causa daqui”, explicou o artesão.

“Cada vez que eu participo é uma expectativa diferente, eles sempre superam as nossas expectativas, então  é muito bom. Estou achando ótimo, está sendo maravilhoso o fluxo de pessoas, garantindo mais vendas”, disse Wedja Barbosa, empreendedora de joias de cerâmica. Já Aline Menezes, que produz e vende cosméticos naturais na Ekonativa e está participando pela terceira vez do evento, destacou a importância do Sebrae para o crescimento da sua empresa.

“Acho que a minha relação com o Sebrae  já tem uns uns cinco anos, porque foi desde que eu fiz o CNPJ. Eu estava na informalidade, mas depois que eu me formalizei eu comecei a participar e assim tenho vários benefícios que o Sebrae proporciona, como site, logomarca, consultorias, mentorias, editais e eventos como esse”, destacou, ao lembrar que, devido a essa parceria, na pandemia quando muitas empresas fecharam ela aumentou a produtividade e as vendas.

Feira Kids e Ação Social

O “Seu Negócio, um Espetáculo” também abriu espaço para estimular o empreendedorismo nas crianças, com mais uma Feirinha Kids. Ao todo foram 12 crianças empreendedoras que tiveram a oportunidade de expor seus produtos, como bijuterias, alimentos e itens de papelaria, com quatro delas apresentando seus negócios a cada dia. Larissa Cassiano, de 9 anos, e Liandra Guedes, de 10 anos, montaram a barraquinho com o nome de “Gostosuras da Lari” e venderam marshmallows, bolos de pote, coxinhas e coca-cola.

“A gente pesquisou e vimos o que todo mundo ia gostar. Eu provei e gostei de tudo, eu não ia trazer uma coisa que eu não sabia se era bom ou ruim. Depois fizemos todo o processo de divisão das embalagens e escolha dos preços junto dos nossos pais”, explicou Larissa.

Para o diretor-técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, a Feirinha Kids mostra que o futuro do empreendedorismo já é uma realidade e ver a energia e criatividade dos pequenos é uma forma de viajar no tempo, pois lembra sua própria trajetória. “Quando eu comecei era muito parecido, meus pais apoiando e eu participando de cada negócio, de cada venda, de cada obstáculo, de cada conta. Começar novo no empreendedorismo é assim, você consegue ver não só como sua vida muda, mas sobretudo como você pode mudar a vida de cada cliente”, afirmou.

O evento também abriu espaço para ações sociais, como espaço pet para adoção de animais, um espaço para empreendedores da região dos bairros dos Flexais e do Instituto Mama Renascer. A analista do Sebrae Alagoas, Geanne Silva, é uma das apoiadoras do instituto e realizou a curadoria das peças de roupas que estavam à venda.

“O Instituto Mama Renascer apoia mulheres vítimas de câncer de mama e recebe todo tipo de doação, seja em dinheiro, cabelo para perucas, roupae e acessórios. Se não quiser dar dinheiro pode contribuir com o programa da nota fiscal da Sefaz, que inclui o Instituto Mama Renascer, porque a gente faz o  papel do acolhimento. Elas gostam muito de visitar e de receber carinho, eu estou apoiando sempre”, destacou Geanne ao enfatizar que além da verba das vendas durante o evento ser toda revertida para a Instituição, o objetivo é divulgar o trabalho realizado e conquistar novos apoiadores para a causa.

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