Desfile promovido pelo Sebrae apresenta diversidade da moda no Agreste

Tempo de leitura: 5 min

A moda do Agreste Alagoano já ganhou páginas de revistas especializadas na Europa e, na noite de quinta-feira (25), em Arapiraca, deu mais um passo para a consolidação como cadeia produtiva na região, com o “Inspíre-se – Festival de Moda do Agreste”. O evento, promovido pelo Sebrae Alagoas, reuniu estilistas e artesãos com empresários com o objetivo de fortalecer relacionamentos e desenvolver o setor.

O evento contou com a presença do diretor-técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, que vê o fortalecimento da cadeia produtiva da moda como um dos pilares para o desenvolvimento econômico da região. “Esse festival é um reconhecimento dos empreendores locais que trabalham com moda e serve, sobretudo, para aumentar a autoestima e inspirar outras pessoas a empreender. Enquanto Sebrae, eventos dessa natureza servem para conectar aqueles que lutam no dia a dia no seu segmento, que é a função primordial do Sebrae, conectar e transformar empreendedores em grandes negociantes”, ressaltou.

A trainee do Sebrae Alagoas, Adriana Coelho, responsável pela ação da carteira de moda, afirma que o evento atende a uma demanda para conectar as pessoas que trabalham no setor e impulsionar os micro e pequenos negócios.

“Temos várias riquezas aqui no Agreste, como os trabalhos com renda, e temos estilistas que já ganharam o mundo levando a sua marca, então faltava um evento como este, para mostrar a força da nossa moda. O ‘Inspire-se’, desde o planejamento, ajudou a conectar e criar oportunidades de negócios entre as pessoas que trabalham nesse segmento. A nossa expectativa é que essas conexões se ampliem e que este evento faça parte do calendário anual, porque impulsionar os negócios é a nossa paixão”, afirma.

Adriana Coelho apresentou o evento junto com Giovana Maria de Brito, analista do Sebrae e idealizadora do Conexão Delas, evento mensal do Sebrae que reúne empresárias e empreendedoras de Arapiraca. “Esse evento é mais uma solução do Sebrae para fortalecer o setor de moda local. Hoje alguns empresários acabam saindo para buscar artigos em outros estados em vez de valorizar o que temos aqui. Além de conectar essas pessoas, o Sebrae também oferta para elas outras soluções, workshops, consultorias, palestras e capacitações gratuitas”, declara.

Palestra e desfiles

O evento começou com a palestra da consultora de imagem e estilo, Gabrielly Farias, sobre as tendências e a influência da moda para a imagem pessoal e contou também com um bate-papo com dois estilistas arapiraquenses que conseguiram furar a bolha da chamada moda regional e alcançaram reconhecimento nacional e internacional.

Preysla Savana é filha e neta de costureira, mas resistiu a trabalhar com agulha e linha até a sua formação como engenheira civil. Das peças customizadas nasceu o Savana Ateliê, que tem como principal característica unir a ancestralidade, trazendo elementos da cultura nordestina e da vivência dos clientes, em peças de cortes contemporâneos, consideradas obras de arte.

Pouco conhecido em Alagoas, o estilista Jonhson Alves já teve sua coleção publicada na revista de moda Vogue Itália e participou de importantes desfiles no Brasil, sonho que poderia parecer impossível para o jovem que cresceu em meio às plantações de fumo na zona rural de Arapiraca. No “Inspire-se”, ele contou sua história e teve parte de sua coleção “Benzedeiras” apresentada pela primeira vez na sua terra do coração.

Outras empresas de moda locais também desfilaram seus modelos, como a Vera’s Boutique, que já foi matéria da revista Veja, que tratou sobre o potencial econômico de Arapiraca.

Também desfilaram Parisotto Bolsas, Lari Canuto, My Trendy e Eliane Mosaicos, que apresentou pela primeira vez em uma passarela suas biojoias. O desfile foi encerrado pela marca Leila Denise Handmade, que trouxe peças feitas a mão em crochê e macramê que esbanjam beleza e criatividade.

“O Sebrae foi um divisor de águas na minha vida. Alcancei o patamar de hoje, com 30 crocheteiras trabalhando em peças exclusivas e vendendo para todo o Brasil e para o exterior, com os conhecimentos que adquiri com o Sebrae”, afirma Leila Denise.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter