Comissão das Mulheres do Agro realiza encontro em Quebrangulo

Tempo de leitura: 4 min

Dezenas de mulheres se reuniram em mais um Encontro de Mulheres do Agro, que chegou a Quebrangulo nesta quinta-feira (25). As palestras, trocas de experiências e ação motivacional instigou e valorizou a participação feminina nas tomadas de decisões e liderança no agronegócio. O momento foi promovido pela Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas e é uma parceria entre o Sebrae/AL e do Senar/AL, com apoio da prefeitura local.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, que representa Alagoas na Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, explica que esses encontros instigam a aprender cada vez mais. “Estamos muito felizes em estar aqui hoje, é muito bom ver essa quantidade de mulheres presentes e o melhor é saber que daqui vão sair frutos. Nós estamos querendo aprender também e saber o que elas estão precisando. Foi por isso que criamos a Comissão, para mostrar que juntas somos mais fortes, que podemos mais, que elas podem ter o negócio delas, seja um doce produzido pela fruta colhida na fazenda, seja macaxeira, enfim, o que elas quiserem”, pontua.

O encontro desta quinta-feira, que ocorreu na Zona da Mata do estado, encerrou o ciclo de seminários municipais promovidos pela Comissão. “Hoje estamos realizando o último evento municipal deste ano, fechando o ciclo de três momentos, que culmina em outubro, quando iremos ter o grande encontro estadual reunindo as mulheres de todo o estado. Estamos aguardando todas as produtoras ou possíveis produtoras rurais que queiram buscar conhecimento, formação e que possam levar desenvolvimento para sua região”, explica a analista do Sebrae, Pollyana Bellotti.

Quem também prestigiou o seminário foi o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima. “As mulheres representam uma força emergente no campo, como gestoras e donas dos próprios negócios. O evento Mulheres do Agro é uma oportunidade crucial para reconhecer e impulsionar essa transformação, destacando o impacto significativo que essas líderes têm no desenvolvimento sustentável do setor agropecuário”, destacou.

O início do encontro contou com a palestra motivacional realizada pela consultora do Sebrae Alagoas, Desirée Farah, com o tema “Conhecendo seu primeiro empreendimento: você”. Depois Camila Nascimento, analista do Sebrae, falou sobre a regularização de produtos do agronegócio para comercialização. E o seminário foi encerrado com a palestra “Benefícios previdenciários e acesso ao crédito”, realizada pela analista de arrecadação do Senar/AL, Carla Christine.

Presente no evento, a gerente técnica do Senar Alagoas, Graziela Freitas, contou que as produtoras rurais de Quebrangulo abraçaram essa oportunidade. “Estamos prestigiando esse seminário e temos uma enorme satisfação de estar participando e representando aqui o Senar. Já realizamos diversos eventos em Quebrangulo, então, é com grande prazer que a Gerência Técnica, junto com a Comissão de Mulheres do Agro está aqui neste momento tão importante para mulher ter mais visibilidade no mundo agro. As mulheres estão aqui presentes não só de corpo, mas de alma, e abraçaram essa grande oportunidade”, conclui.

Em 2024 a Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas realizou encontros em outros dois municípios, começando pela região Agreste, em Junqueiro, onde reuniu 245 produtoras rurais no primeiro evento do ano. Também estiveram em Novo Lino, na região Norte do estado, com 134 mulheres.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter