Realizado no dia 25 de outubro de 2024, o 3º Workshop de Inteligência da Rede de Observatórios se destacou como um espaço de rico intercâmbio de conhecimentos e experiências, promovendo debates sobre estratégias de precificação, captação de recursos, editais de fomento e licitações. O evento, que teve como anfitrião o Observatório Sistema Fiep, contou com a participação de 46 representantes de diferentes regiões do Brasil, incluindo o Observatório Nacional da Indústria (CNI) e 18 Observatórios de estados como Ceará, Santa Catarina, Sergipe, Pará, Maranhão, Paraná, Roraima, Alagoas, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso, Acre, Goiás, Paraíba, Tocantins e Bahia.
Durante o workshop, os participantes compartilharam boas práticas relacionadas à precificação e participaram de uma oficina prática para orçamentação de projetos de inteligência de mercado. A palestra do gerente de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná, Paulo Marangoni, trouxe à tona discussões sobre editais de fomento, enquanto uma mesa redonda permitiu que diversos Observatórios trocassem experiências sobre captação de recursos e licitações.
O evento também apresentou o processo de captação de recursos voltado para a Rede de Observatórios do Sistema Indústria. Essa iniciativa visa fomentar parcerias e propostas de projetos que beneficiem a rede como um todo, contribuindo para o fortalecimento da indústria nacional.
“Os encontros da Rede têm como objetivo compartilhar experiências e boas práticas de gestão e operação, promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre os Observatórios do Sistema Indústria. A discussão de temas como precificação e captação de recursos fortalece a sustentabilidade e a eficiência dos Observatórios, ampliando sua contribuição para a indústria nacional”, afirmou Sidarta Ruthes, gerente do Observatório Sistema Fiep.
Rede de Observatórios
A Rede de Observatórios se configura como um ecossistema de altíssimo capital intelectual, gerando inteligência estratégica para impulsionar a indústria brasileira. Composta por diversos Observatórios espalhados pelo país, a rede promove a colaboração multidisciplinar, fomenta a inovação e a transferência de tecnologias, além de viabilizar a troca de conhecimentos que resultam em ações integradas, fundamentadas em dados, para diversos setores e eixos temáticos.