Senado celebrará centenário de fundador da Companhia Industrial de Óleos do Nordeste

Autor:
Tempo de leitura: 1 min

O Senado vai realizar uma sessão especial em homenagem ao centenário do empresário Jaime Aquino (1924-2015), fundador da Companhia Industrial de Óleos do Nordeste (Cione). O pedido (RQS 562/2024) partiu do senador Eduardo Girão (Novo-CE). A sessão ainda será agendada.
Jaime Tomaz de Aquino nasceu em Jaguaribe (CE), foi caminhoneiro e comerciante e fundou a Cione em 1962. A empresa atua no ramo da produção e exportação de castanha de caju, e é a mais antiga desse setor em atividade no Brasil. Segundo Girão, no seu requerimento, as atividades da Cione geram desenvolvimento econômico e social para milhares de pessoas no Ceará e no Piauí, onde a empresa mantém fazendas de caju.
“[Aquino] acreditava que o sucesso empresarial deveria ser acompanhado de um compromisso com o bem-estar da comunidade. Em suas fazendas, criou vilas com moradias dignas, escolas, creches, igrejas, mercados e serviços de saúde para os trabalhadores e suas famílias. Essa abordagem pioneira de gestão humanizada tornou as fazendas do Grupo Cione um modelo de responsabilidade social”, disse o senador.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter