Comissão discutirá criação de universidade dos povos indígenas

Autor:
Tempo de leitura: 3 min

Na próxima quarta-feira (18), a Comissão de Meio Ambiente (CMA) realizará uma audiência pública para debater a criação de uma instituição de ensino superior voltada para os povos indígenas, a universidade dos povos indígenas. 
A audiência (REQ 46/2024 – CMA) foi solicitada pelo senador Bene Camacho (PSD-MA), que justifica o pedido ao afirmar que a criação da universidade é uma demanda antiga do movimento indígena. 
“A universidade dos povos indígenas é uma iniciativa de grande importância para a defesa do meio ambiente, para a preservação da cultura indígena, além de ser um importante mecanismo para incrementar o impacto social e econômico diante do novo paradigma da economia verde que se avizinha”, diz o senador, para quem a criação da universidade também beneficiará o país no cenário internacional. 
“A universidade representa um passo importante para a valorização das culturas indígenas e a proteção do meio ambiente, com a promoção de desenvolvimento mais justo e sustentável. Há um simbolismo especial, que pode sinalizar ao mundo que o Brasil assumirá a liderança no novo paradigma que se avizinha, diante da urgência imposta pela crise climática e da crescente tendência global em direção a uma economia verde, de baixo carbono.”  
Ativos ambientais 
A CMA ainda aprovou a prorrogação, por mais 60 dias, da subcomissão temporária criada para discutir e analisar o mercado de ativos ambientais — como comercialização de recursos naturais e de créditos de carbono. A extensão dos trabalhos foi confirmada nesta quarta-feira (11) e atendeu a solicitação (REQ 44/2024 – CMA) feita pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO).   

Como participar
O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter