Nesta terça-feira (26), a Comissão de Educação (CE) aprovou o requerimento (REQ 106/2024 – CE) apresentado conjuntamente pelos senadores Zequinha Marinho (Podemos-PA) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) para debater o suposto viés político e ideológico presente nos livros didáticos que abordam o agronegócio brasileiro.
De acordo com o senador Zequinha, esses livros promovem a desinformação junto aos alunos de escolas públicas e privadas em todo o país.
— É preciso que a gente comece a tratar das causas e não dos efeitos, porque lá embaixo, no material didático, ao invés da gente focar e melhorar a qualidade da nossa educação, há um desvirtuamento de tudo isso para cuidar de outros temas que, às vezes, a criança sequer tem noção. Pegar esse material escolar para formar militância política e levar ódio ou aversão a alguns setores econômicos não é o papel de uma escola — afirmou.
No requerimento, Zequinha solicita que sejam convidados para a audiência pública representantes dos ministérios da Educação e da Agricultura e Pecuária, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, da Fundação Instituto de Administração e da Associação “De Olho no Material Escolar”.