A Prefeitura de Branquinha, através da Secretaria de Saúde, implantou no município, a oferta gratuita do DIU – dispositivo intrauterino. O de cobre, também conhecido como ‘DIU não hormonal’, pode durar até dez anos e a aplicação é simples, rápida e indolor. O método contraceptivo não-hormonal é ofertado gratuitamente e tem eficácia de 99%.
“É importante lembrar que o DIU não é abortivo. É um método contraceptivo que, por sua presença física e efeitos no útero, impede o encontro do óvulo com o espermatozóide. Ou seja, age antes do processo de fecundação. Ele não provoca infertilidade e se a mulher quiser engravidar, pode ser retirado a qualquer momento. A solicitação para implantação do dispositivo, pode ser feita através dos Agentes de Saúde ou nas próprias Unidades”, explicou a enfermeira Renata Pinto.
A secretária Nilza Malta destacou a importância do método e a iniciativa da gestão em ofertar o uso do dispositivo. “Realizar o planejamento familiar é de extrema relevância, por isso, mantemos uma rede de auxílio para que as branquinhenses entendam a importância do uso de métodos contraceptivos e qual é o mais indicado para cada caso. Além do DIU, outros dispositivos de contracepção também estão disponíveis nas nossas Unidades de Saúde, como anticoncepcionais de uso oral e injetável, além da disponibilização de preservativos masculinos e femininos, o único método capaz de prevenir a gravidez e infecções sexualmente transmissíveis. A gestão do prefeito Neno Freitas tem assegurado a todos uma saúde humanizada, eficiente e de qualidade”, finalizou.
O post Prefeitura de Branquinha oferece inserção gratuita de DIU apareceu primeiro em AMA.