Certificação que comprova turismo sustentável, segurança e responsabilidade social.
Praia do Patacho renova selo Bandeira Azul pelo segundo ano consecutivo — Foto: Lucas Meneses/Sedetur
A praia do Patacho, situada no município de Porto de Pedras, em Alagoas, foi indicada pela quarta vez consecutiva para receber a certificação do programa Bandeira Azul na temporada de verão 2024/2025. Além de Alagoas, outros quatro destinos no Nordeste, na Bahia e no Ceará, foram escolhidos.
O Ministério do Turismo e outras entidades nacionais aprovaram a indicação de 38 praias e 11 marinas, que agora serão recomendadas para avaliação do júri internacional. O resultado final está previsto para ser divulgado em outubro e a cerimônia de entrega nacional da Bandeira Azul acontecerá no dia 1º de novembro.
A expectativa é que premiação Bandeira Azul, reconhecida mundialmente por promover a qualidade ambiental e a sustentabilidade nas regiões costeiras, reforce o reconhecimento ao turismo no Brasil. Na temporada passada, 42 locais receberam o selo, sendo 31 praias e 11 marinas. Com a indicação de novos locais, este número deve aumentar significativamente na próxima temporada.
Ao todo, são 38 critérios avaliados pelo júri, incluindo qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, educação e informação ambiental. As praias e marinas certificadas precisam comprovar anualmente o cumprimento dos critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), fundação internacional responsável pela promoção do programa.
A secretária de Turismo de Porto de Pedras, Zélia Cavalcanti, falou que a renovação do selo é importante para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do turismo do litoral norte alagoano.
O post Pelo 4º ano consecutivo, Praia do Patacho recebe selo internacional Bandeira Azul apareceu primeiro em AMA.