Casal comunicou as concessionárias de Energia e aguarda o restabelecimento do serviço elétrico
Cidades das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão de Alagoas tiveram o fornecimento de água interrompido neste fim de semana (11 e 12) devido a faltas de energia que afetaram as estações de captação e elevatórias operadas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e pela empresa parceira Agreste Saneamento.
A situação mais crítica ocorre em Piaçabuçu, onde a falta de potencial elétrico atingiu a captação na sexta-feira (10). Um segundo registro de interrupção ocorreu na madrugada deste domingo (12). O Sistema Penedinho, localizado na zona rural do município e responsável por captar água do Rio São Francisco, retomou a produção de água na manhã deste domingo (12). A regularização do serviço ocorrerá nas horas seguintes.
No Agreste, as interrupções comprometeram a produção de água no Sistema Adutor Agreste, operado pela Agreste Saneamento. A falta de energia no “Booster”, em Traipu, sistema de bombas que regula a pressurização da rede em áreas mais altas e distantes do reservatório, afetou o abastecimento em Igaci, Craíbas e na parte alta de Arapiraca. Em Traipu, uma interrupção elétrica registrada às 14h50 de sábado (11) na Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB), que capta água do Rio São Francisco, afetou o sistema isolado que abastece a cidade. A produção de água foi retomada na madrugada deste domingo (12).
No Sertão, a captação na Barragem Leste, operada pela Casal, sofreu deficiência elétrica às 22h30 de sábado (11). Essa estrutura, responsável pelo bombeamento de água tratada para povoados de Delmiro Gouveia, interrompeu o fornecimento de água nos povoados Barragem, Jardim Cordeiro, Sinimbu, Caralbeiras e Gangorra. O sistema voltou a operar às 9h30 deste domingo (12) e o abastecimento está sendo gradativamente regularizado.
Na Zona da Mata e Litoral, diversas cidades foram afetadas. Em Novo Lino, a captação de água bruta do Rio Manguaba, no Sítio Leitão, está paralisada desde as 14h30 de sábado (11) devido à falta de energia. Em Porto de Pedras, a interrupção ocorreu às 3h da madrugada de domingo (12), afetando a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) Porto de Pedras, que abastece o centro da cidade, e a EEAB Tatuamunha, que atende o povoado e regiões adjacentes.
Nas cidades de Anadia e Maribondo, a interrupção registrada às 7h15 deste domingo (12) afetou o Sistema Coletivo que capta água da Barragem Santa Cruz, localizada em Anadia, resultando em abastecimento deficitário para ambos os municípios. O sistema retornou às 11h, após o retorno da energia e segue em fase de regularização gradativa.
Em Ibateguara, a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) Sumidouro paralisou as atividades às 6h30 deste domingo (12). Essa estrutura é responsável por captar, produzir e bombear água para parte da cidade. No entanto, o Sistema Severo, que também atende o município, segue operando normalmente.
Em todas as ocorrências, a Casal comunicou imediatamente as concessionárias de energia e aguarda o restabelecimento do fornecimento elétrico para retomar a produção de água. A Companhia destaca que o abastecimento será normalizado de forma gradual, em até 48 horas após o retorno da energia.
Para mais informações ou esclarecimentos, os clientes podem entrar em contato pelo Fone Fácil, através do número 0800 082 0195. A ligação é gratuita e, para facilitar o atendimento, recomenda-se ter em mãos a fatura de água.
A Concessionária Equatorial enviou a seguinte nota:
Nota de esclarecimento:
A Equatorial Alagoas informa que, devido às fortes chuvas, acompanhadas de ventos fortes, que atingem o estado, principalmente na região do Agreste, desde a última sexta-feira (10), o número de chamados aumentou significativamente. A empresa está empenhada no atendimento aos clientes e já ampliou o número de equipes nas ruas, a fim de atender todas as solicitações de interrupção de energia, incluindo ocorrências que afetam o abastecimento de água.
A Distribuidora reforça sobre a importância de registrar os chamados por um dos canais oficiais da empresa e aguardar o atendimento. Os registros de falta de energia devem ser feitos por meio da Assistente Virtual Clara no WhatsApp 82.2126.9200, pelo site www.al.equatorialenergia.com.br, ou pela Central de Atendimento no telefone 0800 082 0196. A ligação é gratuita, funciona 24h e pode ser originada a partir de celular.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas
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