Casal celebra 100 dias sem interrupção na produção de água na Bacia Leiteira

Autor: Casal
Tempo de leitura: 4 min

Estação de captação, no rio São Francisco em Pão de Açúcar, opera com quatro bombas, sendo duas titulares e duas reservas, e atende a mais de 200 mil pessoas em 19 cidades

O Sistema Coletivo da Bacia Leiteira (SCBL), da  Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), completa 100 dias de operação sem apresentar paralisações por problemas eletromecânicos, desde a instalação de dois novos conjuntos motobombas na estação de captação de água localizada às margens do rio São Francisco, em Pão de Açúcar.

Depois da inauguração de melhorias estruturais e implantação dos novos equipamentos, ocorrida em 4 de junho deste ano, que a Casal ganhou um significativo reforço na produção de água e, consequentemente, regularidade no abastecimento dos dezenove municípios que integram o sistema.
A estação opera atualmente com quatro bombas, sendo duas titulares e duas reservas, o que garante o envio da água, através de cerca de 30 quilômetros de adutora até o reservatório-pulmão, em Olho d’Água das Flores, de onde é feita a distribuição para mais de 200 mil habitantes da região.
Os novos equipamentos foram fabricados pela empresa Sulzer e adquiridos por mais de R$ 10 milhões, com recursos do Estado, via Secretaria de Governo (Segov), e da própria Companhia, que contou também com a parceria da concessionária Águas do Sertão (ADS). O incremento faz parte do Programa Mais Água Alagoas, que tem como principal objetivo ampliar o abastecimento para todos.
O SCBL fornece água para Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira, que têm como distribuidora a ADS. Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro e Olho D’água das Flores, além de parte da zona rural de Belo Monte, também recebem água do mesmo sistema, porém, nesses locais a distribuição continua sendo feita  pela Casal.

Laura Petri, vice-presidente Operacional da Casal, comandou aquisição e instalação de novas bombas na captação do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira

Para Laura Petri, vice-presidente Operacional da Casal, a instalação das novas bombas tem garantido a regularidade do sistema da Bacia Leiteira. “Chegamos a 100 dias de funcionamento dos novos equipamentos, sem intermitência no bombeamento. Estamos muito felizes em poder levar água continuamente para todos os sertanejos”, comemorou.

O coordenador operacional do SCBL, Erickson Aquino, também destaca o bom desempenho dos novos equipamentos. “Antes, o corpo técnico da Casal vivia dias muito difíceis para resolver as constantes paralisações dos conjuntos motobombas antigos. Hoje, graças a Deus, conseguimos abastecer regularmente os 19 municípios que integram o sistema”, celebrou.
Já o operador de produção Dirceu Fonseca disse que está muito satisfeito com as melhorias feitas da estação de captação de água, em Pão de Açúcar. “Agora trabalho aqui de forma mais prazerosa. Com a instalação dos novos e modernos equipamentos, o nosso ambiente ficou mais favorável para a realização das nossas atividades. Vamos seguir firmes com a missão de garantir o abastecimento”, ressaltou.




O post Casal celebra 100 dias sem interrupção na produção de água na Bacia Leiteira apareceu primeiro em Casal.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter