Conferência em Maceió debate enfretamento à emergência climática

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 2 min

O Campus 2 do Centro Universitário Cesmac foi palco da 1° Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente nessa quarta-feira (22). Com o tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica” o debate foi voltado a criar propostas de ações que serão levadas para a Conferência do Estado. 

A atual etapa contou com representantes de Rio Largo, Messias, Barra de São Miguel, Satuba, Marechal Deodoro e outras cidades da região Metropolitana de Maceió. Representantes da sociedade civil também estiveram presentes para discutir a proposta. 

“A participação da sociedade é importante para trazer legitimidade às propostas. É ela que vai estar vigiando e cumprindo essa legislação. É uma coisa que nasce do anseio e do seio da sociedade para poder criar uma proposta de conhecimento”, afirma o secretário da Semurb, Cantídio Mundim.

Secretário Cantídio Mundim durante a solenidade de abertura da Conferência Foto: Beto Macário/Secom Maceió

As discussões foram divididas em quatro eixos: Adaptação e Preparação para Desastres; Transformação Ecológica; Mitigação; e Justiça Climática. A arquiteta e urbanista Dandara Melo participou da discussão sobre Justiça Climática.

“Eu escolhi esse tema justamente porque é muito significativo, pelas questões de eventos climáticos em Maceió.  Existe uma população que é atingida, e é a população que nós, como arquitetos e urbanistas, precisamos ter uma maior atenção”, afirma Dandara. 

Dandara participou da discussão do eixo de Justiça Climática Foto: Beto Macário/Secom Maceió

Lislene é técnica pedagógica da Coordenação Técnica de Educação Ambiental da Semed Maceió e espera que as discussões levantadas ajudem a compreender as características e necessidades de cada região. “Também faz parte da discussão trazer oportunidades e condições para que essas propostas sejam realizadas”, diz. 

Lislene atua como técnica pedagógica da Coordenação Técnica de Educação Ambiental da Semed Maceió Foto: Beto Macário/Secom Maceió

A iniciativa faz parte da fase municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), organizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter