Uma equipe formada por profissionais do Hospital da Cidade (HC) realizou ações de promoção à saúde mental junto aos pacientes, acompanhantes e colaboradores. As atividades aconteceram em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Saúde da Gente, o maior programa de saúde itinerante do país.
A equipe de psicologia do HC explicou aos pacientes e seus acompanhantes sobre o significado e a importância do Janeiro Branco, durante as salas de espera – momento em que os pacientes aguardam para realização de exames, consultas e procedimentos.
“É importante alertar pacientes e seus acompanhantes sobre os cuidados com a saúde mental, inclusive com inserção de hábitos e cuidados com a saúde e o bem-estar”, explica Fabiana Bitu, responsável técnica pelo Setor de Psicologia do HC.
Durante os dias de atividades, o primeiro hospital público de Maceió, recebeu a Equipe de Psicologia do Programa Saúde da Gente, para realizar escuta ativa com os colaboradores.
“As nossas ações em alusão ao Janeiro Branco foram pensadas também para os nossos colaboradores, considerando o fato de que o cuidador também precisa de cuidados. Chamando atenção para esse olhar voltado para a saúde mental e ressaltar a importância de buscar apoio psicológico”, diz Acleydna Ferro, Coordenadora Multiprofissional do HC.
Ainda como parte das atividades, o HC recebeu o professor e especialista em auriculoterapia, Cleidson Alan Cardoso da Silva, que realizou com os colaboradores sessões da técnica de medicina alternativa, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.
Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, combatendo a ansiedade e prevenindo doenças como a depressão e síndrome do pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.
O mês de janeiro foi escolhido estrategicamente para representar a campanha porque é o mês em que as pessoas, de forma geral, estão mais propensas a fazer planejamentos e mudanças em suas vidas.