Desde 2016, janeiro é o mês escolhido para receber ações de conscientização sobre a hanseníase, doença infecciosa que é considerada um problema de saúde pública em todo o território nacional. Em Arapiraca, a campanha foi iniciada nesta terça-feira (14), com uma capacitação direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município.
Os ACS desempenham um papel fundamental na Atenção Primária, pois são a principal ponte entre usuário e Unidade Básica de Saúde. Por isso, capacitá-los para um melhor manejo na prevenção e identificação da doença é de grande importância para um diagnóstico e tratamento precoce.
Durante a capacitação, a equipe fortaleceu e reforçou a aplicabilidade do questionário de suspeição de hanseníase, o principal instrumento de busca ativa utilizado por estes agentes. Com o aprimoramento do questionário, a chance de diagnóstico aumenta e os ACS conseguem trabalhar com mais eficiência.
A hanseníase é uma doença infecciosa, transmissível e de caráter crônico, afetando principalmente os nervos periféricos, olhos e pele. Não existe sexo ou faixa etária específicas para o acometimento da doença, que pode apresentar uma evolução lenta e progressiva que, se não identificada, pode resultar em incapacidades físicas muitas vezes irreversível.
O Brasil é um dos países com mais novos casos no mundo, então é importante ressaltar que a campanha tem como objetivo não somente promover a importância do diagnóstico e tratamento precoce, mas também a quebra de estigma e o preconceito que a hanseníase ainda sofre. Esta é uma doença infecciosa crônica, mas totalmente tratável e curável.
O post Arapiraca inicia campanha do Janeiro Roxo com capacitação para agentes comunitários de saúde apareceu primeiro em Prefeitura de Arapiraca.