Pavimentação e obras de mobilidade urbana transformam mais de 800 ruas de Maceió

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 4 min

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), tem transformado a realidade da capital nos últimos quatro anos com a pavimentação de mais de 800 ruas. As obras, que totalizam mais de 200 quilômetros de vias totalmente pavimentadas, distância equivalente entre Maceió e Santana do Ipanema, beneficiaram principalmente os moradores da Parte Alta, como Benedito Bentes, Cidade Universitária, Santa Amélia, Santa Lúcia, Santos Dumont, Clima Bom e muitos outros.

Uma das obras mais importantes de mobilidade é a duplicação da Avenida Durval de Góes Monteiro. Foto: Jonathan Lins

 Além da extensa malha viária pavimentada, a Prefeitura também investiu em grandes obras de mobilidade urbana, visando melhorar a fluidez do trânsito e garantir mais segurança aos maceioenses. A duplicação da Avenida Durval de Góes Monteiro, uma das principais vias da cidade, é um exemplo desse compromisso. A primeira etapa, com 2,2 km de extensão, já foi entregue, e a segunda, dividida em duas fases, está em pleno andamento. A etapa 2A, que abrange um trecho de 1,2 km, já teve início, enquanto a etapa 2B, com 2,8 km, está em fase de planejamento.

 Outro destaque é a duplicação de um trecho da Avenida Menino Marcelo, no bairro Antares, que já foi totalmente entregue à população, com 2,1 km de pavimentação da avenida e também de vias do entorno. Além disso, a construção da Via Verde, orçada em mais de R$ 100 milhões, está em andamento. A nova via, com 2,37 km de extensão, ligará a Avenida Durval de Góes Monteiro à Avenida Menino Marcelo, proporcionando mais uma opção de acesso entre os bairros.

 A Prefeitura também tem se dedicado à construção de ciclovias, promovendo a mobilidade sustentável na cidade. A entrega de cerca de 10 km de ciclovia na Avenida Fernandes Lima é um exemplo dessa iniciativa. Além disso, todas as obras de mobilidade urbana da Prefeitura incluem a construção de ciclovias.

 Atualmente, as obras de pavimentação continuam a todo vapor em diversos bairros da cidade como Antares, Santos Dumont, Benedito Bentes, Santa Amélia, Santa Lúcia, Cidade Universitária, São Jorge e Riacho Doce.

Morador do Benedito Bentes, Joaquim Luna comemorou a pavimentação da sua rua depois de 24 anos aguentando buracos, poeira e lama. Foto: Ascom Seminfra

 A alegria dos moradores com as melhorias é evidente. Joaquim Luna de Almeida Filho, morador do Benedito Bentes, celebra a transformação da sua rua: “Moro aqui há 24 anos. Antes, essas ruas eram cheias de buracos – era capaz do carro entrar e não sair mais. Quando chovia, principalmente, virava uma lama enorme. Agora, com a pavimentação, vai melhorar bastante. A qualidade de vida já vai melhorar, e toda melhoria é sempre bem-vinda!”.

Para Norma, o asfalto na porta de casa, no Benedito Bentes, representa qualidade de vida. Foto: Ascom Seminfra

 Norma Guedes de França, também moradora do Benedito Bentes, compartilha da mesma satisfação: “Moro aqui há 21 anos. Antes da pavimentação, aqui era cheio de lama e buracos. A qualidade de vida dos moradores vai melhorar muito, pois não teremos mais que lidar com lama, buracos e outras coisas indesejáveis. Com essa mudança, vai ser maravilhoso para todos nós. Esperávamos isso há muito tempo”.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter