Karla Padilha e José Rubens Silva foram homenageados pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos pelo trabalho em prol da justiça social no estado de Alagoas
A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) realizou, na última quarta-feira (18), uma homenagem a promotora de Justiça do Ministério Público de Alagoas, Karla Padilha e o policial penal da SERIS/AL, José Rubens Silva, que foram agraciados com a placa “Defensor dos Direitos Humanos – José Moura Rocha”.
A entrega do prêmio aconteceu na unidade do MP/AL, no Barro Duro, e na Chefia Especial de Unidades Penitenciárias (CEUP), no Complexo Prisional de Maceió. A homenagem visa celebrar o legado de José Moura Rocha, advogado e político alagoano, cuja trajetória foi marcada pela luta incansável em defesa da justiça social, dos direitos fundamentais e da democracia, além de reconhecer o trabalho constante exercido pelos profissionais na garantia dos direitos humanos em Alagoas.
Este ano, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/AL escolheu os profissionais Karla Padilha Rebelo Marques e José Rubens Silva Cavalcante Lins para receberem a homenagem em razão do comprometimento exemplar com a garantia dos direitos fundamentais em Alagoas, além do fortalecimento de parcerias significativas com a Comissão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária.
Daniela Lucena, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, destacou a importância da ação para fortalecer o trabalho conjunto das instituições em prol da justiça social.
“A importância dessa homenagem e da atuação da Comissão com os órgãos parceiros é gigante. Quando recebemos a denúncia, geralmente, nesses casos de repercussão dentro do sistema prisional, essas pessoas nos recebem e, junto conosco, trabalham para o desenrolar dessas situações, para que essas denúncias sejam apuradas da maneira que se devem ser. Então em decorrência desse trabalho, dessa atuação conjunta, nós decidimos prestar essa homenagem aos profissionais, já que ambos são peças fundamentais nesse trabalho.”, explicou ela.
Para Roberto Moura, ex-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Alagoas e membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos, o agraciamento é também uma oportunidade de enaltecer o trabalho dos profissionais contemplados com a homenagem e do advogado José Moura Rocha.
“A homenagem foi idealizada para enaltecer o trabalho feito pelos parceiros, mas mais do que isso, para enaltecer também a figura do grande defensor dos Direitos Humanos que foi o advogado José Moura Rocha. Um advogado combativo, militante da causa, que no período da ditadura sofreu com as agruras da ditadura. Um advogado resistente e combativo na defesa e na garantia dos Direitos Humanos.”, frisou ele.
Durante a entrega do prêmio, o policial penal José Rubens, um dos profissionais agraciados, fez questão de mencionar que o prêmio é fruto de um trabalho em conjunto.
“Esse prêmio é mais de vocês do que meu. Temos muito a fazer, precisamos de todas as instituições, para que esse futuro tão esperado chegue para todos nós. Saúde mental para o servidor, com um ambiente tranquilo, com os presos mais amparados. Nós conseguimos mudar aquela imagem do sistema prisional só de tranca, para de oportunidades, com tantos projetos que surgiram.”, reforçou ele.
Prêmio Defensor dos Direitos Humanos – José Moura Rocha
Nascido em Capela, Alagoas, em 1932, José Moura Rocha destacou-se como advogado e ativista, especialmente durante os difíceis anos do regime militar. Mesmo injustamente acusado e preso, sua inocência foi reconhecida em dois julgamentos históricos. Sua vida foi dedicada à defesa da liberdade e dos direitos fundamentais, sempre em busca de um Brasil mais justo e igualitário. Além de sua brilhante atuação na advocacia, Moura Rocha teve papel relevante na formação política de Alagoas e do país, participando de campanhas democráticas ao lado de figuras emblemáticas como Teotônio Vilela.
O post OAB/AL entrega homenagem a profissionais dedicados à defesa dos direitos humanos em Alagoas apareceu primeiro em OAB – Alagoas.