Café com um gostinho de espanhol, conhecimento e arte. Uma combinação perfeita que buscou estimular nos estudantes do curso de espanhol do Núcleo de Língua Estrangeiras da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o desenvolvimento do vocabulário na língua espanhola.
O segundo Café Literário, que ocorreu na terça-feira (10), no Polo Benedito Bentes, reuniu quatro turmas que protagonizaram um projeto com direito a comida, bebidas, homenagens e muita cultura.
Dessa vez os estudantes homenagearam as escritoras Isabel Allende do Chile, Shirley Campbell, da Costa Rica, e Clorinda Matto Turner, do Peru. A atividade teve como objetivo principal é explorar a cultura dos países da América Latina abrangendo países como Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Colômbia e Bolívia.
Para o coordenador do curso de Línguas Estrangeiras da Semed, Jeff Simons, o Café Literário é uma oportunidade ímpar para a prática da Língua Espanhola. Ele explica que a atividade permite aos estudantes mostrar o resultado de suas pesquisas sobre a vida e a obra de escritoras e escritores latino-americanos.
Nesta edição, os alunos do professor Elton Ferreira homenagearam a escritora Clorinda Mato de Turner e os alunos da professora Nara Gleyce homenagearam a escritora Shirley Campbell e Isabel Allende. E como pré-requisito das atividades, todos os alunos exploraram a obra, arte e a cultura dos países de origem dos escritores.
Assim como todos os anos, os alunos participaram de todo o processo para a realização do Café Literário, organizando os lanches coletivos, as comidas, os bolos, as bebidas. Itens que foram usados como vocabulário durante as apresentações na língua espanhola.
Segundo o professor Jeff, para ter um resultado excelente, os professores exigem bastante dos alunos para que eles possam se apresentar na língua estrangeira: “Os professores são bastantes perfeccionistas, eles cobram mesmo. Eles querem que os meninos falem, que as apresentações sejam em espanhol. Então, todo o trabalho é em cima disso, para que os alunos se apresentem, verbalizem, interajam em espanhol, e a gente tem conseguido”.
Falando em espanhol, o professor Elton destacou a importância de realizar o segundo encontro do Café Literário por se tratar de uma excelente oportunidade para os alunos praticarem a língua espanhola, conhecerem os escritores latinos e ampliarem os conhecimentos na língua espanhola.
A aluna Carolina Torres, demostrando toda sua desenvoltura no espanhol considerou o momento riquíssimo, destacando que a medida em que se aprende uma língua é uma oportunidade de expandir horizontes e criar conexões que pode transformar vidas.