O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, entregou na tarde desta segunda-feira (25), as obras de reforma do bloco de especialidades pediátricas (bloco P) do Pam Salgadinho. O local passou por uma reestruturação completa, com pintura interna e externa, nova fachada, adaptação de ambientes para que fiquem lúdicos para crianças, brinquedoteca, consultórios e salas de apoio, visando atender melhor aos pequenos usuários do SUS.
De acordo com Claydson Moura, secretário de Saúde de Maceió, mais essa importante entrega demonstra que a saúde da capital está no caminho certo. “É mais um bloco aqui do Pam que fica pronto, um local que cuida das nossas crianças. Muito orgulho dessa gestão, com sua visão humana, que nos permite fazer tanta transformação junto aos nossos servidores. Nossos espaços estão preparados para que as mães e crianças sejam bem acolhidas, funcionando de verdade com os melhores colaboradores que alguém pode ter”, comemora.
O local é um espaço exclusivo para o atendimento do público infantil e conta com especialidades como pediatria, gastro pediatria, alergologia, dermatologia, endocrinologista, nutrólogo, nutricionista, psicólogos e assistente social.
Profissionais aprovam a reforma
Lígia Ferreira, é assistente social do bloco P e destaca que enquanto servidora está muito feliz por ter esse espaço renovado para receber os usuários. “Antes não tínhamos uma sala do serviço social, agora temos e é muito importante para a nossa categoria ter um espaço para a gente acolher e receber os nossos usuários”, afirma.
Já Andreia Ribeiro, gerente do bloco P, destaca que é uma honra essa reforma. “Foram dias difíceis, mas estamos muito felizes e realizados e percebemos isso nas crianças, nas mães que vem para o atendimento e se deparam com um local tão acolhedor, um ambiente lúdico, com brinquedos, com cores”.
Parcerias
As crianças atendidas no bloco P e que precisam de atendimento odontológico contam com o apoio e são encaminhadas para os profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Pam Salgadinho. No local são oferecidos atendimentos como: odontopediatria e atendimento para pacientes com necessidades especiais, como crianças com microcefalia e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O bloco P conta também com o apoio de profissionais do Bloco I (IST/Aids e Doenças Infectocontagiosas), para tratamento de crianças com mães portadoras de alguma dessas doenças.
O acesso a todas as consultas e serviços no Bloco P se dá via Pronto! – Sistema de Marcação e Regulação de Maceió.