Farol Day lota Boulevard São Gonçalo com cultura, gastronomia e empreendedorismo

Tempo de leitura: 6 min

O público compareceu em peso ao Boulevard do Mirante São Gonçalo, neste domingo (17), para prestigiar o Farol Day. O evento reuniu famílias, crianças e amigos em uma programação diversificada que incluiu atrações culturais, muitas opções gastronômicas, shows de música e exposição fotográfica com imagens antigas do bairro.

Para Jaciara Viana, moradora da região, o Farol Day foi uma oportunidade de lazer e conexão comunitária. “Soube do evento pelo grupo de WhatsApp do prédio e procurei mais informações nas redes sociais do Sebrae. Estou achando maravilhoso, porque movimenta a economia local, dá oportunidade para várias pessoas e oferece lazer. Espero que tenha muitos outros eventos como esse”, comentou.

A gerente da Unidade de Relacionamento do Sebrae Alagoas, Fátima Aguiar, ressaltou a importância do evento para os empreendedores. “Durante o ano, trabalhamos com esses empresários para identificar necessidades e melhorar a competitividade dos seus negócios. Eventos como o Farol Day são momentos de abertura de mercado, um resultado concreto desse trabalho. Outros eventos, como a Feira Gastronômica do Graciliano Ramos, reforçam essa estratégia de atender as demandas da parte alta da cidade”, destacou.

Organizado pelo Sebrae Alagoas, o objetivo do Farol Day foi promover e valorizar os empreendedores da parte alta de Maceió, fortalecendo redes de contato e criando novas oportunidades de negócios. Antes do evento, os participantes passaram por três capacitações, focadas nas maiores demandas apontadas por eles.

No primeiro encontro, Fabrícia Carneiro, gerente de Marketing do Sebrae Alagoas, abordou a importância do posicionamento nos negócios. A analista Danúbia Dantas conduziu a segunda palestra, focada na experiência de atendimento. Por fim, Sérgio Fernandes, da empresa MKT Empresarial, apresentou estratégias de Marketing Digital.

Valorização

“A ideia do Farol Day nasceu da necessidade de valorizar os empreendimentos do bairro do Farol e da parte alta da cidade, que muitas vezes não recebiam eventos dessa magnitude. A preparação foi essencial, com encontros que incentivaram a troca de informações entre os participantes. Além de fortalecer empresas, o evento também estimula os moradores a descobrirem as novidades e aproveitarem o lazer e a cultura da região”, explicou Vania Britto, analista do Sebrae, responsável pelo evento.

O Farol Day contou com 25 expositores, sendo cinco do ramo alimentício e 20 de outras áreas, que apresentaram seus produtos e serviços ao público. BelaKiss Guimarães, da loja Bamboleaar, destacou o impacto positivo do evento. “Foi um sucesso tão grande que muitos clientes estão pedindo que o evento aconteça mais vezes. Movimentou o bairro do Farol que, apesar de turístico, não costuma ter eventos como esse.”, destacou.

Já Verônica de Farias, conhecida como Vê, participou pela primeira vez de uma feira desse tipo. Ela comercializa sapatos e acessórios de forma online e sentiu a diferença do contato direto com o público. “Estou amando porque não é só vender, é também divulgar a loja, trocar dicas com outros expositores e sentir o público de perto. Participar das mentorias do Sebrae foi um divisor de águas para o meu negócio”, afirmou.

A artesã Sandra Cartaxo, que tem uma vasta experiência e já participou de diversas feiras e eventos, disse que se surpreendeu com o Farol Day. “Foi uma grata surpresa. O Sebrae, como sempre, impecável, e o público compareceu em peso. Alguns dos meus produtos esgotaram em poucas horas”, comemorou.

Lindomar, do Valentim Studio, que também estava comercializando produtos artesanais, destacou que a feira tem sido uma experiência única para fortalecer a proximidade com os clientes, mostrar o talento dos artesãos e valorizar o trabalho artesanal, além de impulsionar a visibilidade do ateliê e as vendas pelas redes sociais.

Proprietário do Café Farol, localizado no Mirante São Gonçalo, Geraldo Fragoso destacou a importância da união entre os empresários e o fortalecimento do senso de pertencimento da comunidade durante o evento. “A adesão da comunidade foi impressionante. As pessoas saíram da missa e vieram para cá; moradores dos prédios vizinhos e amigos também marcaram presença. Foi um grande sucesso. Esse sentimento de pertencimento da comunidade é fundamental, e o Sebrae captou esse propósito perfeitamente. Além disso, os comerciantes tiveram a chance de apresentar seus serviços com o suporte e a consultoria do Sebrae, que nos proporcionou palestras preparatórias. Isso nos ajudou a elevar a qualidade do atendimento e nos preparou para oferecer o melhor ao público”, afirmou Geraldo.

Jailma Barros, da Artesanal Aromas, elogiou a estrutura do evento. “Foi uma experiência incrível. A organização estava impecável, muita gente nos falou que gostaria que o evento durasse mais de um dia”, comentou Jailma, que comercializou essências, velas e produtos aromáticos.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter