A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoveu, na quarta-feira (13), a primeira Oficina de Investigação de Surtos em Saúde Pública, realizada no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde, em Jaraguá. A iniciativa integra as ações contínuas para fortalecer as investigações de surtos e a resposta às emergências de saúde pública no município.
O treinamento envolveu a formação de um Grupo Gestor, composto por diretores, coordenadores e gerentes das áreas de Vigilância em Saúde, Assistência à Saúde, Vigilância Sanitária Municipal e do Centro de Controle de Zoonoses, além do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Maceió.
“A formação do Grupo Gestor e a realização da oficina reforçam o compromisso da Vigilância em Saúde com a saúde da população, proporcionando capacitação contínua aos profissionais e aprimorando a resposta rápida às emergências de saúde, sempre em prol da segurança e bem-estar da população”, destaca Rosalva Yanes, Coordenadora CIEVS Maceió.
Durante a oficina, os participantes receberam orientação sobre os Dez Passos de uma Investigação de Surto e tiveram acesso ao Protocolo Operacional Padrão (POP) desenvolvido pelo CIEVS Maceió, em colaboração com as áreas técnicas do Grupo Gestor. Um dos principais focos do evento foi a utilização do POP, que, ao padronizar as ações, assegura uma resposta coordenada e eficaz entre as equipes, aumentando a precisão e a agilidade nas investigações.