“Prioriza Gestante”: programa orienta grávidas e garante exames do pré-natal

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 2 min

As gestantes de Maceió contam com um novo programa realizado pela Secretaria de Saúde de Maceió através do Pronto!, o sistema digital de marcação e regulação de Maceió, o “Prioriza Gestante”. Por meio dele, uma equipe de enfermagem especializada fica exclusivamente disponível para atender mulheres grávidas pelo WhatsApp, oferecendo orientações sem que elas precisem sair de casa. 

Segundo George Malta, diretoria Especial de Auditoria e do Complexo Regulador da SMS, o programa visa proporcionar mais conforto, saúde e praticidade para as gestantes da capital. “Entre as ofertas do programa temos o esclarecimento de dúvidas sobre pré-natal, avaliação de sintomas e estágio de gravidade da gestação, direcionamento da gestante para unidade de saúde mais adequada em caso de necessidade de atendimento presencial, verificação de exames pendentes e orientações gerais”, explica. 

Durante o atendimento, o profissional avalia se há presença de sinais de gravidade que demandam atendimento presencial e de urgência, como por exemplo: vômitos incoercíveis, cefaleia intensa e súbita, crise hipertensiva, eclâmpsia, diminuição da movimentação fetal, entre outros e orientam a gestante para atendimento presencial em um serviço de saúde adequado. 

O fluxo previsto pelo “Prioriza Gestante” garante a execução dos exames previstos no pré-natal das gestantes, como hemograma completo, grupo sanguíneo, entre outros. 

Como ter acesso ao serviço?

Para ter acesso ao programa a gestante deve entrar em contato pelo Whatsapp do Pronto (82) 3312-5492 e selecionar a opção “Estou gestante”, no menu inicial. Em seguida, serão solicitadas algumas informações pessoais, como nome completo, número da carteirinha do SUS e comprovante de residência.Logo após será direcionada para o atendimento virtual com uma das enfermeiras. 

O programa “Prioriza Gestante” é uma iniciativa tecnológica da Prefeitura de Maceió e todo o encaminhamento para os profissionais é feito por chatbots da Central de Atendimento do Pronto! Via WhasApp, utilizando a plataforma e tecnologia Meta, que garante segurança e agilidade para o usuário do serviço. 

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter