Teca Nelma defende o fim da jornada de trabalho 6×1 e sai em defesa dos trabalhadores

Tempo de leitura: 2 min

A vereadora Teca Nelma (PT), em sessão ordinária nesta terça-feira (12), declarou apoio à campanha nacional pelo fim da escala 6×1, uma iniciativa motivada pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada federal Erika Hilton (PSOL), que tramita no Congresso Nacional. A medida visa garantir que os trabalhadores brasileiros não precisem trabalhar mais de cinco dias por semana.

“Uma escala como essa 6×1, somada ao tempo que os trabalhadores gastam com o transporte entre casa e trabalho, torna praticamente inviável ter uma vida pessoal. Hora de descanso? É um luxo que os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil desconhecem”, afirmou a vereadora.

De acordo com dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, o Brasil é o segundo país com mais casos de esgotamento ocupacional, ficando atrás apenas do Japão.

“Toda essa realidade, somada ao baixo nível de salário, vem tornando a vida do trabalhador brasileiro uma tortura diária, afetando sua produtividade, qualidade de vida e saúde mental. Por isso, é urgente que esse debate aconteça de forma franca e honesta”, disse Teca Nelma.

Durante seu discurso na tribuna, a vereadora ressaltou que o tema não se trata de um conflito entre empregador e empregado, mas sim da necessidade de condições dignas de trabalho para aqueles que, diariamente, “carregam o país nas costas”. Nesse contexto, Teca Nelma também apontou as dificuldades enfrentadas pelos empresários, em especial os pequenos e médios empreendedores.

“É preciso reconhecer que os pequenos e médios empresários sofrem com um ambiente hostil. A carga tributária em cima desses negócios é muito elevada, enquanto os grandes monopólios e conglomerados empresariais recebem isenções e muitas benesses do estado”, questionou.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter