Brasil Recebe certificado de eliminação do sarampo e rubéola

Tempo de leitura: 1 min

Na manhã desta terça-feira (12), o Brasil foi oficialmente certificado como um país livre do sarampo, da rubéola e da síndrome da rubéola congênita. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o certificado das mãos de Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas, durante encontro que contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Com a certificação, as Américas tornam-se novamente a única região no mundo livre dessas três doenças, após um longo esforço de imunização. Embora o Brasil já tivesse conquistado o status de país livre do sarampo em 2015, surtos entre 2018 e 2022 resultaram em 40 mortes de crianças, evidenciando a necessidade de retomar campanhas de vacinação.

Lula celebrou a conquista, destacando a competência e o alcance do sistema de vacinação brasileiro: “Esse diploma é resultado da força da retomada e da competência do sistema de vacinação brasileiro”. Barbosa também ressaltou a importância da equidade promovida pelas vacinas, que chegam igualmente a crianças de diferentes classes sociais, e elogiou a retomada das campanhas vacinais pelo governo desde 2023.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter