O antigo lixão de Maceió, localizado no bairro Cruz das Almas, que antes acumulava cerca de 45 mil toneladas de resíduos ao mês, está prestes a ganhar uma nova função. A Prefeitura de Maceió planeja transformar o local em um espaço de convivência, que incluirá um mirante para apreciar a vista e uma fazenda de flores, trazendo vida a uma área antes degradada ambientalmente.
O projeto, ainda em fase inicial, está aberto à participação popular por meio de uma consulta pública disponível na página do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan). Os cidadãos podem enviar sugestões, fazer comentários e até propor novas ideias para o espaço. Ao final dessa consulta, as contribuições serão analisadas pela equipe técnica da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), responsável pela conclusão do projeto.
“Essa área que está inativa se transformará em um local de encontro entre as famílias e contemplação da natureza. Queremos entregar aos maceioenses mais uma opção de lazer”, disse Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb.
Chamado de Parque do Amanhã, o projeto visa criar um espaço de lazer e convívio para a população, transformando a área em um novo ponto de encontro e atração para a cidade. A iniciativa busca não apenas promover o contato com a natureza, mas também fortalecer o sentimento de pertencimento dos moradores, gerando benefícios sociais e ambientais para Maceió.