Justiça pede esclarecimentos da Prefeitura de Maceió sobre remoção de totens de segurança

Tempo de leitura: 2 min

A Prefeitura de Maceió deverá justificar à Justiça a remoção de dois totens de videomonitoramento, que faziam parte de um projeto de segurança da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A medida foi tomada após os equipamentos, localizados na Praça Multieventos, na Pajuçara, e no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, serem retirados pela gestão municipal, que alegou irregularidades por parte da empresa responsável pela instalação, a Teltex Tecnologia.

A Prefeitura tem até as 15h de quinta-feira (31) para detalhar o processo administrativo que autorizou a retirada dos totens. Em nota divulgada no dia 8 de outubro, a administração informou que a decisão foi baseada na ausência de licenças necessárias para a instalação das estruturas e na utilização indevida da iluminação pública para alimentar os equipamentos, causando, segundo a Prefeitura, danos à rede elétrica e à infraestrutura urbana. A remoção, conforme o governo municipal, foi uma resposta a estas violações do Código de Posturas do município.

A instalação dos totens foi iniciada pela SSP em agosto, mas, segundo o secretário estadual Flávio Saraiva, houve demora por parte da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, embora a Teltex tenha cumprido os requisitos legais. Equipados com câmeras de 360 graus, sistema de leitura facial e botão de emergência ligado à central da SSP, os totens foram projetados para melhorar a segurança em áreas estratégicas de Maceió.

Além de uma resposta imediata sobre o caso, a SSP espera que a instalação dos totens em outras regiões da cidade possa ocorrer sem mais atrasos, atendendo ao plano de segurança pública que visa expandir o monitoramento em Maceió e garantir mais segurança para a população.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter