Nesta quarta-feira (23), ocorreu uma reunião com os secretários de meio ambiente da região Metropolitana de Maceió. O objetivo foi discutir sobre a crise climática que atinge o mundo. A discussão está alinhada com as pautas da 5° Conferência Nacional do Meio Ambiente, promovida pelo Governo Federal.
Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió (Semurb), foram discutidas a criação de políticas de enfrentamento à crise climática que serão enviadas ao Ministério do Meio Ambiente. Entre os presentes, estiveram representantes dos municípios da Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro e Pilar.
“Não podemos planejar nada que não envolva toda a comunidade. Não podemos pensar nessa política partindo apenas de Maceió, mas também de todos os municípios que fazem parte desse bioma. Assim, podemos criar um documento que pode contribuir em âmbito nacional para o enfrentamento à crise no meio ambiente”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió, Cantídio Mundim.
O secretário também ressaltou a importância de ouvir a coletividade para a construção de políticas públicas ambientais que serão levadas para a esfera estadual, e logo após, a Federal. Ainda este ano, serão realizadas mais duas reuniões, que envolverá a sociedade civil no debate.
A 5° Conferência Nacional do Meio Ambiente vai abordar a emergência climática e o desafio da transformação ecológica. As rodadas de discussão serão realizadas em todo o País, até maio de 2025.