Outubro Rosa é o mês de conscientização para o combate e a prevenção ao câncer de mama, doença que atinge milhões de mulheres por ano. Na manhã desta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) promoveu, para as servidoras, um momento de reflexão e sensibilização para a importância do autocuidado.
O evento foi realizado no Auditório Paulo Freire, na sede da Semed, no bairro Cambona. As mulheres assistiram a uma palestra do mastologista Dr. José Arnaldo da Silva. O especialista abordou pontos importantes sobre a doença, como a mulher pode se prevenir e ter autocuidado, bem como tirou dúvidas do público.
Para além da reflexão, em parceria com o Sesc, a Semed disponibilizou agendamento de exames gratuitos de mamografia e citologia para as servidoras presentes no evento. Bastava apenas apresentar RG, CPF e o cartão do SUS.
Após a palestra, a servidora da Semed, Micaela Camilo, do setor de matrícula, deu seu depoimento de vida após vencer o câncer de mama e retornar às atividades há pouco mais de quinze dias.
Ela ficou afastada por um ano e sete meses para o tratamento. Micaela destacou a importância da mulher se tocar, pois foi assim que ela descobriu o nódulo na mama e, imediatamente, iniciou a luta contra o câncer ainda no estágio inicial.
“Venho falar pra vocês da importância de se tocarem, não tenham vergonha. Porque eu descobri a doença através do toque. E o câncer não é uma sentença de morte, pois hoje a tecnologia está muito avançada, então tem cura!”, enfatizou.
Para servidora do setor de gestão de pessoas, Mariluza Medeiros, o autocuidado está em dia. Ela também falou o que achou do evento.
“Anualmente eu faço mamografia, ultrassonografia e todos os exames necessários para a preservação da minha saúde. E é muito importante nós mulheres termos esse cuidado. Quanto ao evento, eu achei maravilhoso, tirei dúvidas, saí bem esclarecida daqui”, pontuou.
Marcaram presença no evento a superintendente de governança da Semed, Marcelle Telles, e a subsecretária de Gestão Educacional, Marina Toledo Vilela.
Em sua fala, Marcelle agradeceu a parceria do Sesc e da palestra do Dr. José Arnaldo. Ela também destacou a importância de um momento como esse.
“Como mulher participar de um momento do Outubro Rosa é extremamente importante. É um dia para a gente lembrar que nossos processos e demandas são importantes, mas a gente também precisa cuidar de nós mesmas. Então, se cuidem, se amem para que possam ir longe e ir bem”, afirmou.
A subsecretária Marina exaltou também a iniciativa. “Quando a gente escuta, troca informações e aprende, a gente pode salvar vidas porque é a partir de palestras como essa que a gente em casa reproduz e mistificar muitos pontos”, pontuou.