A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) participa da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que começou nesta quarta-feira (16), no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), cujo objetivo é divulgar e popularizar a ciência.
Ao longo da programação, que termina no dia 22 de outubro, a Semed terá um estande exclusivo no local e estudantes de 33 escolas da rede pública municipal de ensino vão conhecer mais sobre a realização de pesquisas universitárias e acadêmicas e ainda vão poder aplicar os próprios aprendizados em sala de aula.
A subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Maria Vilma da Silva, participou da mesa de abertura do evento. “Tivemos a oportunidade de fomentar a pesquisa nas nossas escolas. Fizemos a formação, em parceria com a Fundepes, de cinco turmas de professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Esses professores tiveram a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisas nas suas salas de aula com seus respectivos estudantes e trazerem os resultados para serem apresentados na Sinpete”, destacou.
A coordenadora técnica de Educação Ambiental, Christiane Rodrigues, ressaltou todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelas equipes pedagógicas e corpo discente. “A participação da Semed está acontecendo com apresentações culturais, fruto de um trabalho construído pela Educação Integral e Coordenação de Arte e Cultura. Também estamos com exposição de trabalhos no estande da Semed que são resultado das Feiras de Inovação, Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade realizadas nas escolas de ensino fundamental e Ejai, e dos Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos ao longo do ano”, descreveu.
Além disso, a coordenadora destacou a participação da Escola Silvestre Péricles com dois trabalhos aprovados pela comissão científica do evento, que concorrem com ideias inovadoras.
Para Maria Gorete, que trabalha na Biblioteca Carlos Moliterno, localizada na sede da Semed, a participação na Sinpete é extremamente importante para contribuir com o incentivo à leitura. “Nossa biblioteca sempre é solicitada para esses eventos e vemos como uma oportunidade, até porque tem a participação de vários estudantes e ficamos aqui, aguardando a visita deles”, revelou.
Maria Gorete ainda explicou que a biblioteca estará aberta para todo o público nos seis dias de evento e também vai promover contação de histórias com destaque para leituras de livros de literatura infantil e juvenil.
A vice-diretora da Escola Municipal Yeda Oliveira dos Santos disse que os alunos estão participando da Semana para apresentar o Guerreiro, que faz parte dos projetos desenvolvidos no horário extracurricular da unidade de ensino.
“Para nós, é maravilhoso estar aqui, porque continuar a tradição folclórica do nosso estado é muito importante. Os alunos que participam são assíduos e amam estar participando desse evento, que é muito importante para eles. Nossa condução até agora foi voltada para que eles saibam a importância de dar continuidade à tradição sobre o folclore de Alagoas”, explicou Josimere Quintela.