O primeiro trecho da nova rede de iluminação da Orla do Pontal da Barra será ligado nesta quarta-feira (16). A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) é a responsável pelas obras de instalação dos novos postes e luminárias e projetores em LED ao longo da orla marítima da região, entre os bairros do Pontal e Jaraguá.
O trecho que terá o comando elétrico ligado possui cerca de 400 metros a partir da ponte Divaldo Suruagy, sentido Jaraguá. Técnicos da Ilumina estiveram no local na noite desta terça-feira (15) e realizaram os primeiros testes na rede.
A expectativa da Ilumina, ao final da obra, é mudar a dinâmica noturna da localidade, impulsionando a ocupação do novo espaço de convívio promovido pela Prefeitura de Maceió na capital, com a revitalização da área verde à beira-mar e a inserção de equipamentos públicos como o novo calçadão e a academia do povo.
O projeto luminotécnico da autarquia prevê a instalação de 197 novos postes na região. Os equipamentos estão divididos em postes de 7 metros com iluminação voltada ao passeio e ao gramado, e postes de 12 metros, com projetores com potência luminosa de 250 W direcionados à faixa de areia e feitos em fibra de vidro, mais resistentes à corrosão causada pela maresia.
Para o diretor-presidente da Ilumina, Gutemberg de Melo, a iniciativa deve trazer muitos benefícios à população e é mais uma ação da Ilumina que vai impactar diretamente a cidade de Maceió.
“O Pontal tem uma das mais belas vistas da capital, e a Prefeitura de Maceió e o prefeito JHC apresentam uma visão de futuro para essa região. As ações de várias pastas da gestão, somadas e de forma integrada vão, com certeza, garantir que esse local tenha muito mais movimento, impactando significativamente a economia e a qualidade de vida de moradores e visitantes”, garantiu.
O titular da Ilumina enfatizou ainda que Maceió recebeu o maior investimento da história em iluminação de qualidade, modernizando a rede e alcançando mais da metade do parque luminoso com equipamentos em LED.
“Tem sido um trabalho árduo em toda a cidade, da parte alta à baixa, do extremo norte ao sul de Maceió,como é o caso do Pontal da Barra. É um legado de qualidade e excelência no serviço público prestado à capital, com uma rede de iluminação eficiente, segura e que destaca ainda mais as belezas de Maceió e da nossa gente”, completou.