As obras de contenção da encosta localizada no condomínio Bela Vista, no Jacintinho, chegaram a 42% de conclusão. Situada na Avenida Afrânio Lages, na altura da Leste-Oeste, a encosta é a terceira da avenida a receber intervenções, com as duas anteriores já protegidas com geocomposto. A ação é realizada pela Secretaria de Infraestrutura de Maceió (Seminfra).
A encosta, que recebeu o maior nível de risco (grau 4) na escala de monitoramento da Defesa Civil, foi classificada como de iminente desabamento, demandando uma ação urgente. A obra, orçada em R$ 8.563.899, é financiada inteiramente com recursos do município e integra o maior programa de proteção e contenção de encostas já realizado na história de Maceió.
Este é o terceiro ponto na região da Leste-Oeste a receber obras de proteção, sendo os dois anteriores concluídos com o uso de geocomposto, tecnologia que visa reforçar a estabilidade do terreno. “Estamos transformando áreas de risco em locais seguros para as famílias, com intervenções modernas e eficazes”, destacou a engenheira fiscal da Seminfra, Alicia Carolina.
Desde 2021, mais de 30 encostas em Maceió já foram beneficiadas por projetos de contenção, que visam evitar tragédias decorrentes de deslizamentos. O programa inclui obras simultâneas em áreas como o Mirante São Rafael, Grota da Macaxeira, João Sampaio, Ladeira da Sima, Poço Azul, Princesa Diana, Marquês de Abrantes, Reginaldo (Poço), Jacintinho e Farol.