Na manhã desta terça-feira (15), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) realizou uma reunião ampliada para discutir políticas públicas para crianças e adolescentes de Maceió. A ação tem como objetivo realizar a criação de um grupo de trabalho intersetorial para elaborar orientações para a rede de proteção à criança, ao adolescente e a família.
Segundo a psicóloga do Creas, Verônica Serpa, a criação de um grupo de trabalho fortalece a rede de proteção aos vulneráveis.
“É fazer uma aproximação entre os serviços para que a proteção da criança e do adolescente seja mais forte, mais efetiva. Para que no final seja construído um grupo de trabalho que pense de uma forma mais ampliada nessa proteção, na construção de um documento que venha normatizar e regular a proteção dessa criança e desse adolescente dentro do fluxo da rede de proteção”, explicou a técnica do Creas.
A programação do evento contou com a abertura do grupo de crianças do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso realizando uma apresentação musical relatando a bondade e pureza de ser criança.
A presidente interina do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Maceió (CMDCA), Ana Lúcia Gomes, falou sobre a importância da parceria.
“A rede de proteção é um instrumento legal que precisa ser realizado. Hoje, todos os organismos e atores que fazem parte dessa rede se reúnem para discutir um fluxograma de atendimento de proteção a essas crianças que sofrem violência e outras situações”, destacou.
Participaram do evento o promotor de justiça da 28º Vara da Infância e Juventude, Gustavo Arnes, a delegada de Crimes contra Crianças e Adolescentes, Talita Aquino, a representante dos conselhos tutelares de Maceió, Leandra Januário, o coordenador Geral de Educação em Direitos Humanos de Maceió, Luciano Amorim, a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Roseane da Silva e profissionais da Semdes.