A Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), concluiu a implantação de cerca de 700 postes na ciclovia das Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, parte alta de Maceió, no trecho que fica entre a Praça Centenário, no bairro Farol, até a o viaduto da antiga PRF, no Tabuleiro do Martins.
Sendo uma obra de iluminação inédita na capital alagoana, a Prefeitura de Maceió investiu em equipamentos com tecnologia LED e fiação embutida, para melhorar a estética, trazer uma iluminação eficaz e reduzir os riscos de acidentes, além de inibir a prática de crimes como furto de cabos. O objetivo é aumentar a sensação de segurança e a qualidade de vida para os ciclistas e pedestres e garantir também mais eficiência à mobilidade urbana.
Metade da ciclovia já está com a iluminação funcionando, no trecho entre a Praça Centenário até o cruzamento da Avenida Rotary, o que equivale a uma média de 400 postes em operação, todos as noites. Com a conclusão desta etapa, o próximo passo é a instalação dos cabeamentos nas luminárias restantes e o posterior acionamento. A previsão é de que a obra esteja concluída em um mês.
Os postes instalados têm altura de 4,5 metros e são do tipo girafa, que possuem potência de 70W. O projeto luminotécnico foi escolhido por meio de um estudo detalhado tendo em vista garantir uma iluminação adequada, tanto para a ciclovia quanto para o canteiro central, sem prejudicar a visibilidade dos motoristas.
“A ciclovia é um espaço utilizado rotineiramente por dezenas de ciclistas, pedestres e pessoas que praticam exercícios físicos no local. Avançar nessa obra e concluir mais uma etapa é uma grande alegria, porque podemos acomodar melhor as necessidades destes grupos, trazendo segurança e valorização da área”, afirmou o diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, que celebrou o avanço da obra.
Após a reformulação do projeto, a quantidade de postes necessários para garantir a cobertura luminosa de toda a área foi reduzida de 1.100 para 700, sem comprometer a eficiência da rede de iluminação da ciclovia.
Gutenberg também destacou a utilização de um recurso de engenharia inovador presente em toda a área. “Chama-se ‘método não destrutivo’, em que um robô escavador cria passagens subterrâneas para instalar cabos e tubulações sem que o asfalto seja danificado, garantindo também que o fluxo do trânsito não seja prejudicado pela obra”, explicou.