O programa de capacitação Tech Massa, lançado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), já formou mais de 2 mil maceioenses, se consolidando como uma ferramenta essencial para a qualificação profissional e o fomento ao empreendedorismo em áreas vulneráveis de Maceió. Atualmente, o programa está no bairro do Jacintinho, no Ginásio Poliesportivo Arivaldo Maia, na Rua Cleto Campelo, onde permanecerá até o dia 19, oferecendo oficinas gratuitas.
Com um caminhão-escola que percorre a cidade, o Tech Massa já passou pelos bairros do Vergel do Lago, Benedito Bentes, Canaã, Cidade Universitária, Ouro Preto e Santa Lúcia. As capacitações incluem cursos de informática para primeiro emprego, Canva, Pacote Office, empreendedorismo e até inteligência artificial. Todas as oficinas duram um turno (manhã ou tarde) e os participantes já saem com certificado.
O Secretário de Ciência e Tecnologia de Maceió, Sergio Cavalcante, destacou o impacto do programa: “O Tech Massa foi criado para levar conhecimento e transformar vidas, principalmente em comunidades que mais precisam. O sucesso é evidente, com milhares de pessoas agora capacitadas e mais preparadas para o mercado de trabalho ou para iniciar seus próprios negócios”, pontuou.
A iniciativa da Prefeitura de Maceió, que ocorre em parceria com o Senai Alagoas, visa capacitar até 4 mil pessoas até o fim do ciclo, proporcionando inclusão digital e novas oportunidades de carreira.