Criado no Brasil há exatos cem anos, o Dia das Crianças foi celebrado de forma inédita e muito especial na tarde deste sábado (12) no Conjunto Novo Jardim, em Maceió. Com apoio da Secretaria Municipal de Esporte (Semesp), o Centro Cultural e Ambiental Cidadela e o Projeto Casa da Árvore realizaram uma festa infantojuvenil inédita na comunidade. A atividade ocorreu na Cidade Universitária em frente à sede do Cidadela, na Rua Maria José Soares Costa.
A festa contou com várias brincadeiras recreativas voltadas aos pequenos, com direito à decoração, pula-pula inflável, pintura de rosto, guloseimas, bolo, dança com bambolê, lanches, brindes colecionáveis e muita animação. Quase 100 crianças atendidas na ONG e no projeto tiveram uma tarde de diversão.
Josivânia Lins levou os filhos João Guilherme e Júlia Lins para o momento festivo. Há mais de um ano as crianças são atendidas na Casa da Árvore no bairro do Benedito Bentes. “Eu já participei do projeto quando era mais jovem e super apoio a essas ações, principalmente na periferia. É um momento de lazer e divertimento muito importante, além de manter as crianças longe das telas”, comentou a moradora.
“O Cidadela e o Casa da Árvore são iniciativas inspiradoras e humanas no sentido de cuidar do outro, das crianças e de quem mais precisa em suas comunidades. A secretaria de esporte de Maceió parabeniza a todos os voluntários que abraçaram os projetos e acreditam na inclusão e no esporte. Que mais crianças possam ser beneficiadas e tenham direito ao lazer”, destacou o titular da Semesp, Francisco Carlos, o Chicão.
A presidente do Centro Cultural e Ambiental Cidadela, Daniele Guedes, agradeceu pela parceria e destacou a importância de momentos de lazer e muita alegria. “Essa festa foi muito sonhada. Graças a Deus, aos nossos colaboradores e à Semesp estamos conseguindo realizá-lá, proporcionando um momento de diversão e muita alegria às nossas crianças. A perspectiva agora é que todos os domingos, das 14h às 18h, a gente esteja realizando atividades aqui na praça focadas no desenvolvimento cognitivo, mobilidade, além de garantir muita inclusão e brincadeiras recreativas”.
Viver Pelo Bem dos Outros
A festa infantil também contou pintura facial graças à colaboração voluntária da ONG Youth Students For Peace (Jovens Estudantes Pela Paz), fundada na Coreia do Sul em 2017.
Com filiais espalhadas pelo mundo, a ONG tem como objetivo fortalecer jovens com projetos inovadores e soluções criativas para mudar a realidade de suas comunidades.
Projeto Casa da Árvore
O Projeto Casa da Árvore foi criado em 2018 e hoje atende mais de 30 crianças em condição de vulnerabilidade social em vários bairros de Maceió. Todos os sábados, à tarde, os voluntários realizam atividades no Benedito Bentes 2 (Praça Alto da Alegria). As atividades incluem aulas de reforço escolar, recreação esportiva, atividades lúdicas e socioemocionais com uma psicóloga, revelou a presidente Nadja Santos.