O Dia das Crianças, 12 de outubro, simboliza a celebração da infância e a valorização da infância como o futuro da sociedade. Em alusão à data, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu, entre os dias 7 e 11 de outubro, uma vasta programação, repleta de atividades culturais, esportivas e recreativas nas unidades escolares municipais, ao proporcionar momentos de alegria e aprendizado para as milhares de crianças da rede pública de ensino.
O secretário de Educação de Maceió, Victor Braga, contou que as programações especiais foram preparadas com muito carinho para as crianças. Ele ressaltou o empenho dos servidores das unidades escolares na preparação das atividades e agradeceu o apoio da Prefeitura de Maceió e dos parceiros que colaboraram para criar memórias inesquecíveis para os estudantes.
“A educação, a ludicidade e a cultura caminham juntas e transformam, estimulando o desejo pelo conhecimento. Ficamos muito felizes de conseguir aliar uma educação inclusiva e de qualidade, em ambientes saudáveis, a esses momentos lúdicos, a essa celebração da alegria de ser criança”, pontuou o secretário.
Exposições, literatura e desfile
Na quarta-feira (9), o CMEI Professora Sônia Maria Souza Cavalcanti, na Cambona, iniciou a Semana da Criança com uma mostra de artes, que contou com um desfile de abertura e apresentação musical do Grupo Educanto. A exposição exibiu releituras de obras de artistas como Anita Malfatti, todas criadas pelas próprias crianças, celebrando sua criatividade e expressão artística.
“Eles passaram alguns meses estudando, conhecendo, brincando, usando a sua criatividade e é muito importante que eles tenham esse momento, essa visibilidade, quando os artistas foram eles”, explicou a diretora do CMEI, Lindoana Baril.
No restante da semana, o CMEI contou com uma variedade de atividades, incluindo lanches, brinquedos infláveis, apresentações teatrais e contação de histórias, show de talentos e equipes de recreação.
Na quinta-feira (10), os alunos da Escola Municipal Professora Eulina Ribeiro Alencar, no Jacintinho participaram da Jornada Sesc de Literatura. O projeto visou aproximar a literatura do público por meio de atividades voltadas para a relação entre leitor e livro, divididas em três partes: uma roda de leitura com contação de histórias e performances literárias com atores, seguida por oficinas de ilustração e de poesia.
A Escola Municipal Rui Palmeira, localizada no bairro Vergel do Lago, celebrou o Dia das Crianças na terça (8), com um desfile escolar em frente à unidade de ensino, reunindo cerca de 800 pessoas, entre estudantes, pais, funcionários e a comunidade local.
Na ocasião, os estudantes apresentaram projetos desenvolvidos ao longo do ano, com temas relacionados à lagoa Mundaú, a fauna e a flora brasileira. Houve também a participação da banda fanfarra dos bombeiros e apresentação, pelas crianças, de rodas de capoeira.
Atividades extraclasse
As programações não se limitaram apenas às atividades realizadas dentro das escolas. A Semana Solidária da Criança, por exemplo, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), foi uma das iniciativas promovidas pela Semed neste mês.
Entre os dias 3 e 11 de outubro, 1.615 estudantes de 54 unidades escolares municipais visitaram diversos restaurantes e lanchonetes de Maceió, entre eles o Kascão, o Divina Gula e o Food Park Villa Maceió. Nos locais, além de se deliciarem com muitas gostosuras, as crianças participaram também de brincadeiras com animadores, entrega de presentes e outras atividades lúdicas.
Outro grupo de estudantes, das escolas Marechal Floriano Peixoto, Professora Neide de Freitas França, Pedro Barbosa Júnior e Sagrado Coração de Jesus, participou de ações esportivas, culturais e recreativas na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB Maceió), entre os dias 8 e 10 de outubro.
As quatro escolas integraram o programa AABB Comunidade, que desenvolve no contraturno atividades de capoeira, música, dança, futebol, vôlei e futsal, três vezes por semana. Em celebração à data, elas desfrutaram de atividades lúdicas com muito banho de piscina, esporte e brincadeiras.
Já por meio do projeto Mandala Procultura, da Coordenação Técnica de Arte e Cultura da Semed, estudantes das unidades escolares Nosso Lar I, Maria de Lourdes Bezerra Nunes, Tradutor João Sampaio, Luiz Pedro da Silva I, Paulo Henrique Costa Bandeira, Rui Palmeira, Professor Petrônio Viana e Santo Antônio, assistiram sessões de cinema especiais no Centro Cultural Arte Pajuçara e no Sesc Centro, entre os dia 8 e 11 de outubro.
“Nosso objetivo foi promover o acesso dos estudantes à produção artística, com uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças. Ainda, no dia 16 de outubro, levaremos estudantes de outras unidades para um concerto especial da Filarmônica de Alagoas, que irá apresentar um repertório de clássicos musicais infantis no Teatro Deodoro”, contou Tércio Smith, coordenador-técnico de Arte e Cultura da Semed.
Entrega de presentes
As creches Gigantinhos, administradas pelo Instituto de Gestão Educacional e Valorização (Igeve), também garantiram a diversão das crianças durante a semana. Cada unidade montou sua própria programação, tendo como foco oferecer brincadeiras lúdicas para faixas etárias específicas e voltadas para a participação de toda a família.
As atividades incluíram cineminhas, desfiles de cabelo maluco, contação de histórias, pintura facial, oficinas de brinquedos e artesanato, bailes de dança, equipes de animação, piqueniques ao ar livre e momentos para brincadeiras livres. O ponto alto, porém, foi a distribuição de brinquedos, como bonecas, bolas e instrumentos musicais para cada criança.
No Centro Municipal de Educação Infantil – Rede Parceira (CMEI-RP) Professora Anne Cleide Pimentel Bezerra, o Gigantinho do Tabuleiro do Martins, a criançada desfrutou de uma programação com um enfoque em oficinas manuais e de criatividade na quinta-feira (10), incluindo pintura, confecção de brinquedos recicláveis e modelagem com massinha.