Foto: Comunicação Social do TRF5
Dando continuidade à série de publicações com servidoras e servidores com deficiência da Corte, hoje o TRF5 apresenta Jonathan da Silva Macena, que atua como telefonista:
Imagine alguém de sorriso fácil, comunicativo e com senso de humor. Essa pessoa é Jonathan da Silva Macena, telefonista do TRF5 há quase dois anos. A comunicação é marcante não só no que diz respeito à personalidade, mas, também, naquilo que ele gosta de fazer nas horas vagas. Ler notícias é sua principal distração. E não para por aí: ele já foi apresentador de um programa de web rádio, cujo foco era músicas da MPB; gerenciava uma página de notícias na internet; e se planeja para movimentar um canal no YouTube. Iniciar um curso de jornalismo também está na lista de projetos futuros, bem como retomar os treinos no golbol, modalidade esportiva criada para pessoas com deficiência visual.
Para Joanathan, o trabalho como telefonista é uma grande realização, porque é na atividade diária que está a oportunidade de lidar com pessoas e utlizar uma de suas principais habilidades, que é o poder de comunicar. Um dos principais desafios superados é, hoje, ter total autonomia. “Passei um tempo um pouco perdido, mas agora eu tenho a liberdade para me comunicar, tenho a minha identidade”. Jonathan se autodefine como simpático, atencioso e responsável, e confessa que gosta de brincar imitando pessoas. Quanto à acessibilidade no TRF5, ele se colocou à dsposição para contribuir com projetos futuros, considerando ser essencial a participação das pessoas com deficiência da Corte nas ações de melhoria do ambiente.