Presidente do Sistema Fiep participa do lançamento de nova fase do B+P

Autor: Agência Fiep
Tempo de leitura: 4 min
Evento de lançamento da nova etapa foi realizado na sede da Fiesp (Foto : Cadu Gomes/VPR)

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, participou nesta segunda-feira (23) do lançamento da terceira fase do programa Brasil Mais Produtivo (B+P), que tem foco em ações de transformação digital. Realizado na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), o evento teve a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, que acumula o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Além de destacar importância do programa para o desenvolvimento do país, Alckmin aproveitou a ocasião para reafirmar o compromisso do governo com o arcabouço fiscal.

O presidente em exercício afirmou que o B+P tem o objetivo de aumentar a competitividade das indústrias brasileiras. “A meta é digitalizar, é ganhar produtividade, reduzir custos, qualificar e fazer as empresas crescerem”, afirmou. Ele ressaltou o foco nas micro, pequenas e médias empresas, que formam a maioria das empresas brasileiras, e são as que mais precisam de apoio para crescer.

Arcabouço fiscal
Ao final de sua fala, o Alckmin afirmou que o governo tem compromisso com o arcabouço fiscal. “Vamos cumprir o arcabouço fiscal. Como cresceu a economia, cresceu a arrecadação, é óbvio, então, por isso que houve um pequeno descontingenciamento, mas está mantido rigorosamente o arcabouço fiscal”, afirmou

Também participaram do evento o presidente da Fiesp, Josué Gomes; o presidente em exercício do Sebrae Nacional, Bruno Quick; o diretor de inovação da Finep, Elias Ramos; o presidente da Embrapii, Álvaro Prata; o presidente da ABDI, Ricardo Capelli; e o diretor financeiro e de Mercado de Capitais do BNDES, Alexandre Abreu.

Encontro contou com a presença de empresários e lideranças do setor industrial

Sobre o B+P
A nova etapa do programa prevê a criação de “fábricas inteligentes” por meio de investimentos de R$ 160 milhões em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, focadas na resolução de problemas relacionados à produtividade. A iniciativa, fruto de uma parceria entre Finep e BNDES, visa apoiar 360 projetos que poderão beneficiar até 8,4 mil MPMEs. As empresas selecionadas receberão apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento e a implementação de tecnologias como sensores digitais, computação em nuvem, Big Data, IoT, impressão 3D e inteligência artificial.

Além dos projetos de inovação, o programa também oferecerá consultorias em transformação digital para médias empresas industriais, com 70% do custo subsidiado pela ABDI. As empresas participantes terão acesso a uma ferramenta de avaliação de maturidade digital e poderão contar com linhas de financiamento do BNDES e Finep para implementar as tecnologias.

A iniciativa visa reduzir as desigualdades tecnológicas entre as empresas, promovendo uma economia mais equilibrada e inclusiva. A transformação digital das indústrias é fundamental para o aumento da competitividade do setor e a geração de novos postos de trabalho, em especial especializados e intensivos em conhecimento. O Brasil Mais Produtivo é uma iniciativa conjunta do MDIC, BNDES, Finep, Embrapii, ABDI, Sebrae e Senai.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE
Faça parte da Comunidade do WhatsApp da Fiep! Entre direto com o link: https://t2m.io/ComunidadeFiep. 

Quando estiver na comunidade, busque os grupos de seu interesse para receber todas as notícias relevantes sobre a indústria do Paraná.

Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que a Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter