Cooperativa Pindorama recebe visita técnica do Crea-AL com profissionais da região

Autor: CREA-AL
Tempo de leitura: 5 min

A principal atração desta edição do Crea-AL até Você em Coruripe foi uma visita técnica na Cooperativa Pindorama, considerada hoje a maior cooperativa da região Norte e Nordeste do Brasil.

Localizada a 22km do centro de Coruripe, a Pindorama conta com 15 unidades industriais e quase 100 sabores no mercado nacional. Além do escritório principal, os componentes visitaram as fábricas de molho, refresco em pó, sucos, atomatados, além da usina onde é produzido o álcool através do sorgo e, claro, da cana-de-açúcar.

De acordo com o presidente em exercício do Crea-AL, eng. mecânico Roberto Jorge Chaves de Barros, a iniciativa foi pensada para estimular os profissionais da região. “Aproveitamos nossa vinda ao município de Coruripe para contribuir com essa visita, sanando dúvidas dos profissionais que vivem e trabalham por aqui, mas que sempre tiveram curiosidade sobre os processos industriais da cooperativa. Foi uma visita técnica de alto nível, que correspondeu às nossas expectativas, e que pôde agregar nos conhecimentos dos engenheiros que hoje fizeram parte do nosso grupo”, celebrou.

O engenheiro mecânico Alysson Santos foi um dos participantes que se inscreveram, e confirmou o saldo positivo da ação. “Essa visita foi muito importante pra conhecer os processos e nos engajou muito com todo o conhecimento em relação às máquinas, e ainda com o ótimo acompanhamento dos colaboradores o que tornou o passeio muito proveitoso. Foi uma ação muito positiva do Crea-AL, principalmente para jovens engenheiros, aqueles que estão saindo da parte acadêmica, e que precisam ter essa visão industrial”, disse Alysson.

A usina de açúcar, inaugurada em 2003, é uma das mais modernas do país, resultado de um sonho construído com muito esforço para promover o desenvolvimento industrial, econômico e social de seu povo e é um grande exemplo de sucesso, reforma agrária e cooperativismo que emprega mais de 1.8 mil colaboradores, número este que quase dobra em período de moagem.

O conselheiro do Crea-AL, eng. civil Marco Valério Aleluia, esteve presente e destacou a grandiosidade do complexo. “A gente não tinha ideia de que a Pindorama fazia tanto produtos. A gente pensava que era só açúcar e álcool, realidade de 40 anos atrás, mas hoje é diferente, e ficamos todos impressionados com os processos industriais muito bem-organizados que dão origem à vasta variedade de produtos”, afirmou o conselheiro.

Além dele, também estiverem presentes outros conselheiros do Crea-AL, sendo eles os eng. agrônomos José Roberto Medeiros e Gilvan Gomes; os eng. eletricistas Anderson Henrique e Michelle Paladino; e a eng.ª civil Josiane Araújo.

A cooperativa

Fundada em 1956 pelo suíço-francês René Bertholet, a Pindorama começou com uma fábrica de suco de maracujá. Hoje conduzida pelo diretor-presidente Klécio Santos há mais de 30 anos, possui 30 mil hectares de áreas produtivas distribuídas em 22 comunidades e com uma população de aproximadamente 30 mil habitantes.

Com isso, também é fornecido assistência técnica e produtiva voltada para os cooperados com fornecimento de insumos, maquinários, veículos, sementes, compra em comum de fertilizantes e defensivos, aquisição da matéria-prima dos cooperados, industrialização e comercialização dos produtos acabados.

Além disso, a fim de promover o desenvolvimento local, mantém o Centro de Treinamento Rural de Pindorama. O CETRUP abriga o Núcleo Incubador das Empresas Pindorama (NIEP) que é um dos projetos de maior abrangência na Cooperativa. Por meio do NIEP são incubadas associações formadas por um grupo de costureiras; piscicultores e artesãs de papel reciclado e retalhos, que trazem para os envolvidos na atividade, além de emprego, renda. Também são oferecidos diversos cursos de capacitação, além de um moderno aperfeiçoamento profissional.

O post Cooperativa Pindorama recebe visita técnica do Crea-AL com profissionais da região apareceu primeiro em Crea-AL – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter