Diante de 12 mil pessoas, entre elas o presidente francês Emmanuel Macron, a delegação do Brasil chamou atenção na abertura da 47ª edição da WorldSkills (WS) não só pela animação e o carisma mundialmente conhecidos dos brasileiros.
Com um time que chega a 170 pessoas, com 64 competidores mais delegados técnicos, experts e intérpretes, o país tem a segunda maior delegação no mundial de educação profissional. Só fica atrás da China, com quatro competidores a mais.
“Eu senti muito orgulho de estar ali levando a nossa bandeira e representando o país junto com a delegação brasileira. Participar desse momento foi muito especial e significativo e a competição com certeza será ainda mais marcante”, diz Lorena Virginia Costa Souza, competidora do Senai Paraná que representa o Brasil na ocupação # 55 – Tecnologia da Água.
A abertura aconteceu na arena LDLC na noite desta terça-feira (10), com a presença ilustre do presidente da França, o tradicional desfile das delegações, o juramento da competição, além de discursos de representantes da WorldSkills.
Luzes e tecnologia – incluindo uma apresentação feita com inteligência artificial, dançarinos flutuantes no palco e pulseiras entregues ao público que piscavam nas cores da bandeira francesa – deram o tom futurístico ao show com música, que sempre acontece nas cerimônias da WS.
A WorldSkills acontece até domingo (15) em Lyon, na França, com 69 países e regiões e 1.400 jovens na disputa. De quinta a sábado, serão realizadas as provas e, no domingo, acontece a cerimônia de encerramento. Nesta edição, dos 64 brasileiros, 57 são do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e sete do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
Como estamos, Brasil?
O Brasil tem tradição na WorldSkills, tendo conquistado o terceiro lugar geral na última edição presencial, na Rússia em 2019, quando o disputou 56 das 62 ocupações. Desde 2011, o país figura entre o top 5 da competição.
Paraná representa o Brasil em Computação em Nuvem e Tecnologia da Água
Na Computação em Nuvem, a disputa vem com Thiago Rocha de Araújo, do Senai Londrina, que é bicampeão nacional da WS Brasil na modalidade, além de acumular títulos como campeão mundial da Sansung Skills 2021 e vice-campeão do Friendly Cloud Computing Competition 2024, realizado em Dublin, na Irlanda.
Já na Tecnologia da Água, a representação é feminina, com Lorena Virginia Costa Souza, do Senai CIC, em Curitiba. A maior unidade do Senai no estado, além de ser a única escola de nível técnico do Brasil com uma planta disponível para preparação de profissionais em Tecnologia da Água, incluindo softwares, química, circuitos hidráulicos e de automação.
A Delegação do Paraná conta ainda com o expert treinador Jorge Enjiu Junior, integrante da equipe responsável pelo treinamento do aluno-competidor de São Paulo, Gabriel Dias, que vai representar o Brasil na modalidade # 20 – Construção em Alvenaria.