Encerrada correição ordinária em Fortaleza, na JFCE

Autor:
Tempo de leitura: 3 min

A Corregedoria Regional da Justiça Federal da 5ª Região finalizou (JF5), na última sexta-feira (30/08), os trabalhos da correição ordinária presencial nas varas federais de Fortaleza, da Seção Judiciária do Ceará. Os trabalhos de correição têm o objetivo de identificar desafios, corrigir direcionamentos e orientar as unidades da Justiça Federal no Ceará. As atividades começaram no dia 26/08.

Equipes da Corregedoria visitaram todas as unidades administrativas e judiciárias da capital cearense, que incluem 35 varas federais e três turmas recursais. O corregedor-regional, desembargador federal Leonardo Carvalho, conduziu reuniões com todos os magistrados da capital, organizados em grupos: varas cíveis, criminais e de execução, além dos Juizados Especiais Federais (JEFs) e Turmas Recursais.

Os trabalhos de correição deste ano foram divididos em três etapas. Inicialmente, entre 29 de julho e 23 de agosto, foram revisados virtualmente 7.500 processos. Na semana de 26 a 30 de agosto, a correição foi concentrada nas Varas Federais de Fortaleza. No mês de setembro, o corregedor e sua equipe visitarão as subseções judiciárias do interior do Ceará, incluindo Crateús, Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte e Tauá, concluindo os trabalhos de correição presencial no Estado do Ceará.

A Correição Ordinária do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 na Seção Judiciária do Ceará (JFCE) foi realizada conforme estabelecido pela Portaria TRF5 nº 145/2024.

Homenagem da OAB

Também no dia 30, os desembargadores federais Leonardo Carvalho e Cid Marconi receberam uma homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE), em alusão aos 90 anos do quinto constitucional, princípio fundamental consolidado pela Constituição de 1934 para democratizar e fortalecer o Poder Judiciário brasileiro. O evento ocorreu na sede da OAB-CE

Marconi comentou sobre a importância e relevância do quinto constitucional. “As experiências que nós temos no dia a dia, levamos para o Tribunal. Pensamos em como gostaríamos de ser atendidos enquanto advogados. Recebemos questões importantíssimas que o advogado precisa ter uma resposta imediata.  Isso é o que a sociedade espera da gente, do quinto institucional”.

Carvalho agradeceu o apoio da família. “Não tem como não se emocionar com uma homenagem tão significativa. Em 2015 recebi a notícia, e com os conselhos do meu pai, iniciei a caminhada. Obrigada pelo apoio e carinho de todos que participaram da minha trajetória na advocacia. Não poderia chegar em lugar nenhum se não tivesse com a pessoa certa: minha esposa”.

Durante a semana da correição, Carvalho também realizou visita institucional à Universidade de Fortaleza (Unifor).  

 

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter