Sebrae e Senar anunciam programação do 2º Encontro das Mulheres do Agro de Alagoas

Tempo de leitura: 5 min

O Sebrae Alagoas e o Sistema Faeal/Senar apresentaram, em um café da manhã realizado nesta segunda-feira (2), a programação do 2º Encontro Estadual das Mulheres do Agro de Alagoas. O evento, que ocorrerá no próximo dia 30 de outubro, no Espaço Fábrica de Eventos em Jaraguá, faz parte da Expoagro 2024 e promete reunir mais de mil mulheres que atuam no agronegócio em todo o estado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

O anúncio foi marcado pela presença de lideranças do setor agropecuário, que destacaram a crescente importância do protagonismo feminino no agronegócio brasileiro e alagoano. O presidente do Sistema Faeal/Senar, Álvaro Almeida, e o presidente da ACA e presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae, Domício Silva, deram as boas-vindas aos presentes, reafirmando o compromisso das entidades em apoiar e promover o desenvolvimento das mulheres no campo.

“Quando a gente está falando de agronegócio, estamos falando também sobre aquele agricultor que tem uma vaca, um sítio, que faz parte da agricultura familiar, tudo isso faz parte do agronegócio. Às vezes, a gente tem preconceito, porque pensa logo em âmbito empresarial, mas tudo isso tem uma importância muito grande para economia do país e de Alagoas. E as mulheres estão com uma participação cada vez maior no segmento do agronegócio”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Domício Silva.

Durante o evento, a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Juliana Almeida, que também representa Alagoas na Comissão Nacional das Mulheres do Agro da  Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), apresentou dados inéditos sobre a participação feminina no agronegócio. Segundo o levantamento, em 2023, aproximadamente 11 milhões de mulheres atuaram no setor agropecuário em todo o país. Destas, 4,5 milhões estavam diretamente envolvidas na produção dentro da porteira, 4,3 milhões no agrosserviço e 1,9 milhão na agroindústria. O destaque fica para as lideranças femininas nas propriedades rurais, que representam 31% do total.

O encontro promete ser um marco na promoção do protagonismo feminino no agronegócio, reforçando a importância das mulheres na transformação do campo. As inscrições são gratuitas já estão abertas, e a expectativa é de que o evento seja mais um grande sucesso, a exemplo do primeiro encontro em 2023, consolidando Alagoas como referência no empoderamento feminino no setor agropecuário.

Programação

O 2º Encontro Estadual das Mulheres do Agro de Alagoas contará com uma programação rica e variada, abordando temas que vão desde a inovação no agronegócio até a liderança feminina. Entre os principais destaques estão:

Palestra: A Participação Feminina no Agronegócio

Luciana Balbino, uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro” pela revista Forbes, conhecida por transformar o interior da Paraíba com projetos comunitários, como o Restaurante Rural Vó Maria em Areia, será uma das palestrantes. Ela compartilhará suas experiências ao lado de Maria Júlia Baracho, CEO do Parque Engenho Triunfo e presidente da Comissão Estadual de Mulheres do Agro da Paraíba.

Painel: Inovação no Agronegócio

Mediado por Liza Bádue, gerente de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, o painel contará com a participação de Juliane Blainski, fundadora da Maneje Bem, e Ana Carla de Oliveira Bueno, criadora do grupo Mulheres na Suinocultura, que discutirão soluções inovadoras e sustentáveis para o agronegócio.

Prestação de Contas da Comissão das Mulheres do Agro do Estado de Alagoas

Juliana Almeida, coordenadora da Comissão das Mulheres do Agro em Alagoas, Pollyana Bellotti, analista técnica do Sebrae-AL, e Luana Torres, superintendente adjunta do SENAR-AL, apresentarão as conquistas e desafios enfrentados pela comissão no último ano.

Painel: Damas do Pastoreio Voisin

Mediado pelo consultor internacional André Sorio, o painel contará com a presença de Elizabeth Lacava e Carol Souza, que compartilharão suas experiências com o Pastoreio Voisin, uma técnica agroecológica de manejo de pastagens.

Painel: Liderança Feminina que Transforma o Campo

Mediado pela especialista em Marketing e Comunicação com MBA em Inovação e Liderança,  Fabrícia Carneiro, que também é gerente do Sebrae Alagoas, o painel contará com  Karina Venâncio, técnica de campo do SENAR Alagoas, e outras líderes, discutirão o impacto da liderança feminina no desenvolvimento rural.

Palestra: A Importância da Liderança Sindical

Ida Beatriz Machado, também eleita uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro” pela Forbes, fechará o evento com uma palestra sobre a relevância da liderança sindical para o fortalecimento do setor.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter