Sebrae Alagoas promove oficina para impulsionar o turismo sustentável no Litoral Sul

Tempo de leitura: 4 min

Penedo, um dos municípios alagoanos banhados pelo Velho Chico, tem grande parte de seu desenvolvimento econômico e turístico ligado ao Rio São Francisco. Com o objetivo de fortalecer ainda mais esse setor, o Sebrae Alagoas realizou, nesta quinta-feira (22), a Oficina “Construindo o Futuro: Priorização da Agenda de Desenvolvimento do Litoral Sul de Alagoas”. A atividade foi conduzida pelo engenheiro e urbanista Cláudio Marinho, consultor do Sebrae Alagoas.

“Estamos comprometidos em fomentar o turismo em nosso estado, promovendo o desenvolvimento sustentável e fortalecendo esse setor tão vital para o estado. Quando surgiu a oportunidade deste encontro, decidimos trazer Cláudio Marinho para compartilhar o trabalho desenvolvido em Turismo Inteligente para o Litoral Sul. Isso se torna especialmente relevante diante do recente boom imobiliário turístico na região, que abre inúmeras oportunidades para que os municípios possam atrair investimentos e concretizar projetos turísticos que beneficiem a todos”, explicou o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima.

A oficina reuniu representantes de 10 municípios do estado e teve como objetivo apresentar o estudo realizado na região sobre Destinos Turísticos Inteligentes, incluindo dinâmicas e votações sobre o tema. “A presença de todos aqui em Penedo demonstra a importância desse diálogo e a nossa determinação em construir um futuro próspero para toda a região”, destacou a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida.

O projeto Destinos Turísticos Inteligentes valoriza a sustentabilidade, respeitando a natureza, as condições ambientais, as comunidades locais, os artesãos e produtores da região, garantindo também viabilidade econômica.

“Realizamos um estudo nos 11 municípios do litoral sul de Alagoas e descobrimos que essa região possui três vezes mais frentes de água doce do que de água salgada na costa litorânea. Esse é um diferencial significativo em termos de ativos ambientais, que pode atrair investidores, moradores e turistas. Além disso, identificamos 25 produtos turísticos viáveis economicamente para a região. A participação e o engajamento dos participantes na oficina foram excelentes, e acredito que alcançamos um bom resultado”, explicou Cláudio Marinho.

Projeto Líder

A oficina fez parte da programação do Projeto Líder, que está sendo implementado com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da região através da união de esforços e planejamento estratégico. “Cláudio Marinho apresentou o estudo sobre destinos turísticos, a dinâmica local e como isso se desdobra em nossos empreendimentos, envolvendo o setor público, privado e o terceiro setor. A partir desse estudo, a ideia é construir planos de ação estratégicos para o desenvolvimento da região”, informou Pauline Reis, gerente-adjunta da agência de atendimento integrado do Sebrae Alagoas, em Penedo.

“Nós temos 10 municípios envolvidos no Projeto Líder, que abrange desde Pilar até a região de Penedo. Estamos equipando todos esses atores com o conteúdo mais atualizado quanto possível, para que possamos construir planos estratégicos para o ano 2025”, finalizou Pauline.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter