Setor produtivo discute como gerar valor nos negócios em evento do Sebrae

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Unindo a teoria a um case de sucesso, a 3ª edição do Novas Fronteiras trouxe inspiração aos empresários alagoanos sobre geração de valor como um diferencial social aliado à produção de lucro nos negócios. O evento, promovido pelo Sebrae Alagoas, lotou o auditório do Hotel Jatiúca, na noite da última terça-feira (13) e trouxe a pesquisadora Erlana Castro e o empresário da marca Reserva, Rony Meisler, que se destacam no cenário nacional.

O diretor-superintendente do Sebrae, Vinicius Lages, destacou que esse é o último Novas Fronteiras deste ano e espera que o projeto tenha aberto caminhos para os empreendedores. O objetivo é refletir o papel da empresa nos seus ecossistemas para gerar empregos, renda e lucrar mais. “Se cada pessoa daqui sair com uma pergunta nova, sair com alguma boa ideia para o seu negócio, já valeu a pena”, afirmou.

Nesta terceira edição, o Nova Fronteiras mostrou, principalmente, a importância de um capitalismo consciente, da geração de valor e do relacionamento com o cliente. A proposta é apresentar as estratégias que tornaram as marcas brasileiras mais competitivas e relevantes a partir de uma ação ativa na sociedade.

“O Novas Fronteiras é uma iniciativa que o Sebrae Alagoas adotou este ano para tentar trazer grandes temas que estão nos desafiando na compreensão de como o mundo, os modelos de negócios e os comportamentos do consumidor estão mudando”, explicou o diretor-superintendente.

A palestrante Erlana Castro é especialista em estratégia criativa, pesquisadora independente, professora da FDC e coautora do Radar da Antifragilidade, além de idealizadora do #ESGpraJÁ, uma rede independente de profissionais a serviço de acelerar criativamente negócios, marcas e projetos.

Erlana explicou que ESG é a nova versão do sistema operacional dos negócios, que significa Environment: Meio Ambiente, Social: Sociedade, Governance: Gestão. “O verbo é regenerar. Regenerar o planeta (E), a sociedade (S), e o próprio capitalismo (G) significa lucro”, afirmou.

A pesquisadora explicou que a sociedade está em processo de mudança, antes se pensava em lucro acima de qualquer coisa, hoje é preciso pensar na geração de valor, no mundo, na sociedade, no entorno para, assim, conquistar o lucro.

Após a base teórica apresenrada por Erlana Castro, o empresário Rony Meisler, dono da marca de moda Reserva, contou um pouco da sua trajetória, seus diferenciais e como os trabalhos sociais e seu olhar humano rendeu lucros para o negócio. O sucesso também trouxe benefícios aos que estavam envolvidos diretamente com a marca, como os funcionários e fornecedores, mas também a sociedade em geral.

A Reserva foi eleita uma das empresas mais inovadoras do mundo pela revista americana FastCompany, junto a nomes como Apple, Google, Netflix, Ikea e L’Oréal. O empresário também é autor do best-seller “Rebeldes têm asas”, lançado em 2021, onde compartilha a trajetória da Reserva e mostra como uma empresa pode triunfar “levando-se pelo coração”.

“Inovação é quando alguém tem um problema e a gente tem uma solução. Quase nunca a solução é um produto digital. A inovação não é a tecnologia, é a audição. A gente precisa ouvir as pessoas. Temos que escutar o cliente, o fornecedor, a comunidade que está ao redor”, destacou Rony.

O recado de Rony aos empresários alagoanos foi claro: “pense primeiro nos valores, eles vão ditar os caminhos que devem ser seguidos e só depois veja a possibilidade de estabelecer o propósito”. Na reserva os valores são: sonhos e prêmios, licença paternidade e ⁠contratação na terceira idade. A partir disso, ele mostrou como os valores aplicados aos funcionários, aos clientes, aos fornecedores e à comunidade podem gerar envolvimento e uma relação de proximidade com a marca.

O empresário Bruno Cabus participou das três edições do Novas Fronteiras e garantiu que  já levou inovações para o seu negócio. “A gente passa a olhar a empresa numa perspectiva diferente. Eu acho que a energia que esse pessoal traz é diferenciada. A segunda edição mexeu com a minha cabeça, sai daqui pilhado, comecei a pesquisar e usar inteligência artificial. Hoje, o Rony da Reserva também foi incrível”, afirmou.

Novas Fronteiras

Segundo a analista do Sebrae Alagoas, Cintia Silver, o Novas Fronteiras foi um sucesso em 2024, com uma adesão de mais de mil pessoas e a expectativa é que no próximo ano o projeto possa voltar ainda maior em construção colaborativa com os clientes.

“A gente pensou nesse tema atual, que é a criação de geração de valor para o pequeno negócio, porque às vezes quando tratamos esse tema com o empresário, ele acha um tema distante da realidade dele. A nossa intenção é mostrar que não, que isso é possível colocar num pequeno negócio, trazendo esses exemplos teóricos, que é a fala da Erlana Castro, que traz os conceitos, e também na prática, com o exemplo da Reserva, que começou como uma pequena empresa e hoje é uma grande marca”, afirmou a analista.

A primeira edição do Fórum de Negócios Novas Fronteiras, promovido pelo Sebrae Alagoas, aconteceu no final de abril, na Associação Comercial de Maceió. O evento levou parte do setor produtivo à palestra “Perspectiva Econômica e Futuros Possíveis, da economista Zeina Latif.

Já a segunda edição, aconteceu no próprio Sebrae, no último mês de junho, com Piero Franceschi, sócio da StartSe, uma das empresas de consultoria e treinamento mais respeitadas do país. Ele falou sobre “Organizações Infinitas”, a estratégia que mostra como uma empresa perpetua no tempo empresas que morrem e se reinventam o tempo todo.

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