Projeto Recomeçar: em parceria com Senac, OAB/AL inicia curso voltado a mulheres vulneráveis

Autor: OAB
Tempo de leitura: 5 min

Projeto começou essa semana e terá duração de três meses; participantes terão acesso a curso de Assistente Administrativo

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) deu início, esta semana, ao primeiro curso profissionalizante para mulheres em vulnerabilidade social. O projeto Recomeçar, que teve sua abertura oficial nesta quarta-feira (24), é fruto de uma parceria entre a Ordem e o Senac Alagoas. Com aulas previstas até outubro deste ano, o curso teve vinte vagas disponibilizadas em edital e todas foram preenchidas.

Com o propósito de auxiliar diversas mulheres alagoanas que vivem em situação de vulnerabilidade, que já foram vítimas de alguma violência ou que buscam oportunidades de profissionalização, o curso pretende oferecer capacitação para as participantes, possibilitando melhores condições de vida e inserção no mercado de trabalho, reforçando ainda mais o compromisso da Ordem com a sociedade.

Para Cris Lúcio, presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB/AL, o curso é uma chance de acolher e ajudar mulheres que estão em situação de vulnerabilidade. “Às vezes, essas mulheres precisam, justamente, desse acolhimento, desse incentivo, para que elas possam se sentir prestigiadas, entusiasmadas em ficar seguras financeiramente. Queremos incentivá-las a se capacitar, trabalhar, para restaurar a sua dignidade”, afirmou.

O curso foi iniciado essa semana e terá duração de três meses, sendo finalizado somente em outubro. As aulas estão sendo ministradas na sede da Ordem, por professores do Senac, todas as segundas, quartas e sextas de cada semana, de 8h às 12h.

Ao longo de três meses de aula, as alunas terão acesso a uma grade curricular completa e aprimorada do curso de Assistente Administrativo e irão aprender assuntos como: organizar e executar atividades de apoio a processos de organização; elaborar, organizar e controlar documentos; e projeto integrador.

Durante a abertura do curso, Any Ayres, secretária-geral adjunta da OAB/AL, destacou a importância do projeto. “Eu recebi esse projeto no mês da mulher, quando estava ocupando a presidência da OAB. Desde esse dia, abracei a ideia com muito amor e dedicação, por acreditar que existem mulheres incríveis precisando de uma oportunidade, precisando recomeçar suas vidas. Não foi fácil chegarmos aqui, foram muitos entraves, idas e vindas, mas hoje estamos ansiosas para dar início a esse grande projeto. Sabemos que não é fácil ser mulher, trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, dos estudos, e justamente por reconhecer o sacrifício de todas é que tenho certeza que vocês sairão daqui vitoriosas e prontas para o mercado de trabalho. Sonhem alto, não desistam, somos metade da população, nossas vozes são importantes para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse ela.

Já Claudia Medeiros, Conselheira Federal da OAB, explicou o significado por trás do nome do projeto e lembrou o trabalho que a Ordem tem feito não só para a advocacia, mas para a sociedade em geral.

“A nossa luta para que todas as mulheres possam alcançar os seus lugares é constante. O que pudermos fazer para que isso aconteça, nós vamos fazer. A OAB Alagoas é a casa da advocacia, mas também é a casa da cidadania. Esse projeto possui o nome de Recomeçar, pois ele não foi pensado somente nas mulheres que precisam recomeçar e não estão no mercado de trabalho, mas foi pensado também naquelas mulheres que estão em vulnerabilidade, aquelas que foram agredidas, que não conseguem sair de relacionamentos abusivos, pois não possuem condições. Esse projeto tem uma amplitude muito maior”, falou.

Com sala lotada, participantes de várias idades compareceram para a abertura do curso. Entre elas, Maria Julya e Maria Jacqueline, duas irmãs que se inscreveram juntas e hoje comemoram o início do curso e a oportunidade de se profissionalizarem.

“Para nós, que concluímos o ensino médio e estamos querendo ser inseridas no mercado de trabalho, essa foi uma oportunidade muito boa. Através dessa parceria da OAB com o Senac, que tem permitido que não só pessoas novas, como mais velhas, tenham a oportunidade de se profissionalizar, buscar mais conhecimento. É uma causa muito boa, e poder participar tem sido muito gratificante e enriquecedor para nós”, disse Maria Julya.

O post Projeto Recomeçar: em parceria com Senac, OAB/AL inicia curso voltado a mulheres vulneráveis apareceu primeiro em OAB – Alagoas.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter