Prefeitura de Maceió promove 1º Simposio Municipal de fortalecimento da proteção à pessoa idosa

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 3 min

A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), realizou nesta quinta-feira (20), no auditório do Senai Poço, o 1º Simpósio Municipal de Fortalecimento da Rede de Proteção à Pessoa Idosa.

Na ocasião, foram discutidas políticas públicas em prol da valorização dos idosos, auxiliando em como fazer denúncias, enfrentamento ao etarismo e pautas sobre saúde.

De acordo com a secretaria da Semuc, Ana Paula Mendes, a iniciativa integra as atividades que estão sendo realizadas no Junho Violeta, mês do combate e enfrentamento à violência contra os idosos.

“Estamos aqui neste Simpósio para discutir como está a rede da pessoa idosa e passar muitas informações necessárias para estudantes, para a sociedade civil, para cuidadores e servidores também. Para informar fomo funcionam as garantias de direitos e quais são, pois a pessoa idosa merece ser informada, ser saudável e acima de tudo ter dignidade”, afirmou Ana Paula Mendes.

Secretária da Semuc, Ana Paula Mendes. Foto : Victor Vercant/ Secom Maceió

O evento contou com palestras de especialistas na temática com a participação do Ministério Público Estadual e delegados da Polícia Civil de Alagoas, reforçando informações sobre os canais de denúncia.

Em 2023, segundo levantamento da área de segurança pública, a violência contra idosos em Alagoas vitimou mais de 30 pessoas. Além disso, foram registradas denúncias de violência patrimonial, moral e física.

Para a atleta alagoana de 66 anos, Carminha Cruz, o Simpósio é muito importante para as pessoas idosas se sentirem seguras e adquirirem conhecimento para denunciar qualquer tipo de violência.

“São momentos como esse que a gente sente que não está sozinha. Eu estava em um momento gravíssimo de depressão, onde me incentivaram a praticar esportes e eu descobri que a corrida me trouxe saúde. Não sou mais dependente de medicamento e estou aí, sendo campeã do Nordeste, tricampeã da Copa do Brasil, campeã Sul-Americana e campeã mundial”, declarou a atleta.

Carminha Cruz, atleta alagoana. Foto : Victor Vercant/ Secom Maceió

“O Simpósio foi um momento educativo e esclarecedor para sanar dúvidas, trazendo todos os projetos já existentes da Prefeitura de Maceió e todos os direitos da pessoa idosa para serem colocados em prática. O evento é extremamente importante para combater a falta de informação de como manter a saúde e que o idoso envelheça de forma saudável”, concluiu a titular da Semuc.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter