Saúde promove atividades no Dia Internacional de Conscientização sobre Albinismo

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 3 min

Usuários atendidos pelo grupo de albinismo do município de Maceió realizaram um encontro na manhã desta quinta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro, em alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo. A mobilização debateu o combate ao preconceito, acesso à informação, serviços e oportunidades na sociedade, de modo a desmistificar preconceitos e fortalecer redes de apoio. 

Pamela Alves, coordenadora técnica de Atenção à Pessoa com Deficiência da SMS, enfatizou que em Maceió são oferecidos serviços voltados para esse público. “Nossa rede oferece atendimento dermatológico, oftalmológico, distribuição de protetores solares, além de todo o apoio que essas pessoas precisam. Essa data representa, antes de tudo, conscientização e combate a preconceitos”, destacou. 

Edileuza de Lima é umas usuárias pioneiras do grupo de albinismo da SMS. Segundo ela, o acolhimento e o acesso à informação fortalecem a luta contra o preconceito. Engajada na causa, ela tem participado ativamente dos serviços. “O preconceito é combatido através do conhecimento. Gerar visibilidade sobre a causa faz com que as pessoas conheçam o albinismo. Hoje, me sinto muito mais incluída e pronta para dar apoio e falar com todos sobre essa condição”, enfatiza. 

Gabriel Henrique, 20 anos, também participa do grupo coordenado pela SMS e realizou uma apresentação musical no encontro. O rapaz também foi aprovado no curso de Nutrição da Ufal e ressaltou que através da informação e da conscientização, ele tem conseguido mudar sua trajetória. 

“Essa oportunidade de um curso superior anima a mim e a todo o grupo, pois mostra que apesar das intempéries, é possível sonhar. E participando do grupo, posso estar engajado nos direitos e acesso aos serviços, além de não me sentir sozinho nessa jornada”, frisou. 

Acesso aos serviços

A porta de entrada para esses usuários são as Unidades Básicas de Saúde, que encaminham esses pacientes para o Centro Especializado em Reabilitação (CER) do Pam Salgadinho, onde o usuário terá todo acompanhamento dermatológico.

A SMS tem parceria com a Uncisal  para disponibilizar serviços de oftalmologia. Além dos atendimentos continuados.

A secretaria disponibiliza mensalmente seis protetores solares para os cadastrados no grupo de albinismo, que foi criado em 2009.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter