Plano Municipal de Arborização é debatido com entidades de engenharia

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 3 min

A Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) recebeu em sua sede, localizada no Jaraguá, representantes da Comissão de Meio Ambiente do Conselho Regional de Engenharia (Crea) e da Sociedade dos Engenheiros Agrônomos de Alagoas (Seagra) para discutir, trocar experiências e traçar estratégias para dar andamento ao Plano Municipal de Arborização.

Os temas tratados na reunião envolvem, além da criação do plano, que está sendo elaborado pela Alurb, projetos de incentivo à arborização e da preservação dos coqueiros da orla. “É de grande relevância esse tipo de parceria que aproxima a comunidade técnico-científica da Prefeitura de Maceió, contribuindo para o desenvolvimento de ações e projetos da arborização da cidade, através dessa troca de conhecimentos e experiências”, comentou Karine Gabriela, diretora de arborização urbana da Alurb.

Daysy Lira, coordenadora da Comissão Especial de Meio Ambiente do Crea-AL e representante da Universidade Federal de Alagoas, destacou a importância da reunião. “Os temas tratados na reunião de hoje têm uma grande relevância e têm sido tratados em diversas instâncias nacionalmente. Então, nós nos reunimos com a Prefeitura de Maceió com o intuito de discutir o plano de arborização para o município e chegar em quais são as etapas que precisam ser realizadas para a elaboração e a aplicação desse plano no Município”, disse.

No encontro, também foram discutidas técnicas sobre o manejo adequado da vegetação de restinga na região costeira. A intenção é buscar soluções para o replantio e preservação das áreas vulneráveis, já que essa vegetação é responsável por exercer uma série de funções socioambientais, dentre elas a fixação de dunas litorâneas, protegendo o litoral de eventos erosivos das ondas e marés.

“Trabalhar em um plano de arborização é pensar na sociedade em conjunto com o meio ambiente. Estamos vendo as questões climáticas, as mudanças na temperatura, os volumes de chuva e outros grandes desastres naturais. É notório que quando essa relação da sociedade com o meio ambiente é equilibrada, se torna saudável e isso só traz benefícios”, explicou Dayse.

Ao final da reunião, foi marcada uma nova data para que os engenheiros do Crea, interessados em conhecer e contribuir com o Plano de Arborização, possam ser apresentados ao corpo técnico da Alurb. Na ocasião, serão apresentados o esboço do Plano Diretor de Arborização e como ele será desenvolvido. A data será divulgada em breve.

Participaram do encontro Daysy Lira, Cesar Holanda e Marco Aleluia, representantes da Comissão de Meio Ambiente, Eraldo Andrade, representante da Seagra e as diretoras da Alurb Karine Gabriela e Kedyna Tavares.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter