Servidores da Limpeza Urbana vão à palestra sobre saúde mental no trabalho

Autor: Secom Maceió
Tempo de leitura: 3 min

A manhã desta quarta-feira (22) foi dedicada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpezaa Urbana (Alurb) à ampliação do conhecimento dos educadores ambientais do órgão. Além dos servidores do município, os jovens aprendizes das empresas responsáveis pela coleta domiciliar, Viambiental e Naturalle compareceram a uma palestra sobre saúde mental no trabalho.

Na palestra, realizada no auditório da Vigilância Sanitária, em Jaraguá, foram abordados temas como crescimento pessoal, profissional e como o indivíduo deve refletir a partir de suas experiências positivas e negativas no ambiente de trabalho. Ademais, como é possível desenvolver habilidades e posicionamentos que melhoram a saúde mental no trabalho a partir dessa reflexão.

Exposição ficou a cargo da palestrante Kliciany Martins. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

Responsável por ministrar a conferência, Kliciany Martins, psicóloga especialista em Neuropsicologia Clínica e terapia cognitivo comportamental, fala sobre a iniciativa e sua importância.

“Uma gestão que proporciona experiências como esta de convívio, diálogo e integração se torna promotora de saúde mental. Encontros assim são importantes para pontencializar a capacidade de autoconhecimento das pessoas. Conversar sobre assuntos que as levem a uma reflexão sobre a maneira como pensam, e como isso reflete no comportamento em diferentes ambientes, inclusive no ambiente de trabalho”, disse.

Público participou fazendo comentários e esclarecendo dúvidas. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

O diálogo, que seguiu um formato de uma conversa aberta, foi concluído com uma discussão sobre os choques geracionais que existem na vida e como eles devem ser encarados no ambiente de trabalho. A participação ativa dos membros das equipes de educação ambiental da Alurb, com comentários e perguntas, foi essencial para o desenrolar da atividade.

Felipe Rosa, analista ambiental da Viambiental, revela que a participação do público foi aumentando gradativamente.

“A medida que os assuntos foram sendo abordados, foi possível ver uma maior adesão dos meninos. Tudo que foi falado ali ajuda muito nas questões de relações. Esse tipo de percepção a gente precisa ter quando a gente está lidando com pessoas de diferentes idades dentro do ambiente de trabalho. Esse foi um dos temas que mais discutidos, resultando em um maior desenvolvimento pessoal”, contou.

Conteúdo relacionado

Encontrou algum erro ou quer a remoção do conteúdo? Entre em contato

Nossa Newsletter